MICROCEFALIA

Pernambuco segue com o maior número de casos de Microcefalia no Brasil

Novos dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Secretaria Estadual de Saúde

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/01/2016 às 1:54
Foto: Guga Matos/Jc Imagem

Pernambuco segue como o Estado com o maior número de Microcefalia no Brasil. São 1.636 contabilizados, desde 1º de Agosto de 2015. Isso representa 35% dos casos no país. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Secretaria Estadual de Saúde.

Dos casos notificados em Pernambuco, 461 (37,3%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a malformação em recém-nascidos com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros. A Secretaria informa ainda que foram registradas seis mortes de bebês diagnosticados com Microcefalia, e a causa dos óbitos estão sendo investigadas. Duas mortes ocorreram no Recife, duas em Ipojuca, uma em São Lourenço da Mata e outra em Bodocó.

O Ministério da Saúde confirma a ligação entre os casos de Microcefalia e o Zika Vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A orientação para as gestantes é manter portas e janelas fechadas ou com tela, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes apropriados.

Desde que a notificação de casos de gestantes com exantemas foi tornada obrigatória, no período de 02 de dezembro de 2015 a 09 de janeiro de 2016, 55 municípios do Estado notificaram 464 casos de gestantes com esse quadro clínico. Desse total, 05 gestantes apresentam confirmação de
microcefalia intraútero.