SISTEMA PRISIONAL

Deputado Edilson Silva pede transparência das autoridades sobre as fugas em massa de janeiro

Secretários de Justiça e Defesa Social foram convocados para esclarecimentos na Alepe, nesta terça-feira

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/02/2016 às 16:01
Foto: Acervo/ JC Imagem


Uma audiência sobre o sistema prisional do estado foi realizada nesta terça-feira (2). O encontro ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na área central do Recife. Estiveram reunidos integrantes da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular; o secretário de Justiça do Estado, Pedro Eurico, e o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A Comissão de Cidadania sob a presidência do deputado Edilson Silva pediu que os secretários prestassem esclarecimentos sobre os casos dos presídios em Pernambuco.

Duas fugas em massa de presidiários foram registradas em menos de uma semana. No último dia 20, 53 presos fugiram da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. No dia 23, 40 detentos escaparam do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado.

Para o presidente do colegiado deputado Edilson Silva, é importante a transparência das autoridades no caso. “A natureza desse acontecimento, as responsabilidades, o que está sendo feito, a situação dos que fugiram, se já foram recapturados, se não foram, como está, porque que não está tendo uma busca junto à sociedade, mostrando o rosto de quem fugiu. Muitas dúvidas pairam”, comentou o deputado.

Confira os detalhes na reportagem de Suellen Fernandes:

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, comenta que a presença no plenário não é nada mais que uma obrigação no serviço público. “Voltar a assembleia, prestar esclarecimento e prestar contas eu acho que isso faz parte das obrigações do homem público”, disse. “Vamos prestar os esclarecimentos necessários aos meus queridos amigos deputados”, finalizou.