RECIFE

Operação Inverno se prepara para chegada de período de chuva intensa

Dois terços da capital pernambucana estão em áreas com risco de deslizamento de terra

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/03/2016 às 14:23
Foto: Sergio Bernardo/ JC Imagem

O período de chuva mais intensa se aproxima no Recife e com ele alguns cuidados devem ser adotados principalmente, para quem mora em regiões de morros e alagados.

E nesses pontos, que correspondem a dois terços da cidade, é que o trabalho de mais de 6.400 profissionais vai estar concentrado na Operação Inverno 2016, que este ano tem um investimento de R$ 31 milhões.

O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar, vistoriou uma área no Alto do Reservatório, na Zona Norte da capital, e orientou moradores. “Eu peço atenção redobrada a população para que ela observe esse período chuvoso, a quantidade de chuva. Quem mora em áreas de risco tem que ter uma atenção especial. Não jogar lixo nos morros, nas canaletas, nos canais”, comentou, dizendo que tudo isso provoca deslizamentos e alagamentos.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Até o fim de junho, 44 mil vistorias em moradias de áreas monitoradas pela prefeitura vão ser visitadas. A operação vai também levar palestras educativas a 250 escolas e instalar lonas em 15 mil pontos.

O encanador João Diogo da Silva, mora há 15 anos ao lado de uma barreira, e desde de 2015 teve a moradia incluída na lista de risco e espera por um inverno mais tranquilo.

E se depender de uma novidade que vai ser implantada nos morros, vai ser possível acompanhar em tempo real a movimentação de terra e evitar acidentes com vítimas. A Estação Total Robotizada começa a ser testada em abril, como garantiu o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

O cuidado se estende às áreas planas. Nela a Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) vai reforçar a limpeza de galerias e de 99 canais espalhados da cidade. Em caso de emergência a Defesa Civil do Recife recomenda que a população ligue para o 0800 081 3400. A ligação é gratuita e funciona 24h.