INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal cumpre 28ª fase da Operação Lava Jato em quatro cidades

São 21 mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e um de prisão preventiva. Nova fase da Lava Jato acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Taguatinga e Brasília

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/04/2016 às 6:50
Foto: Arquivo/Agência Brasil


A Polícia Federal (PF) cumpre, desde a madrugada desta terça-feira (12), a 28ª fase da Operação Lava Jato. A operação ocorre em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Ao todo, foram expedidos 21 mandados judiciais, sendo dois de prisão tempórária, um de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. As medidas estão sendo cumpridas na capital de São Paulo, capital do Rio de Janeiro, Taguatinga e Brasília.

O ex-senador Gim Argello (PTB), foi preso de forma preventiva, que é quando o investigado fica à disposição da Justiça por tempo indeterminado. Os mandados de prisão temporária são contra pessoas ligadas à ele, cujos nomes ainda não foram divulgados.

As investigações apuram indícios concretos de que o senador, teria atuado para evitar a convocação de empreiteiros para prestarem depoimento, mediante a cobrança de pagamentos indevidos travestidos de doações eleitorais oficiais em favor dos partidos de sua base de sustentação. O parlamentar foi integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no Senado Federal e também da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instaurada no Congresso Nacional.

Os crimes investigados nesta fase são concussão, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A etapa foi batizada de Vitória de Pirro, que remete à expressão "vitória obtida mediante alto custo, popularmente adotada para vitórias consideradas inúteis". A ideia é afirmar que os esforços para barrar as investigações da Operação Lava Jato foram inúteis.

27ª FASE

A última fase da Lava jato até então, a 27ª, foi batizada de Carbono 14 e deflagrada no dia 1º de abril. A ação cumpriu 12 mandados judiciais na Grande São Paulo.