EDUCAÇÃO

Entenda a importância da inclusão de autistas por meio da educação

No mês da conscientização sobre o autismo, o comunicador Marcelo Araújo entrevistou uma fonoaudióloga para falar sobre o assunto

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 19/04/2016 às 22:33
Foto: reprodução/internet

No programa Movimento desta terça-feira (19), o Comunicador Marcelo Araújo entrevistou a fonoaudióloga, Andrea Coelho para falar sobre a importância da inclusão de autistas por meio da educação. “A pessoa com autismo (...) tem dificuldades de relacionamento social, dificuldade de linguagem e são pessoas que tem especificidades de talentos; algumas habilidades, mas também tem essa característica, um transtorno no seu desenvolvimento” explicou a fonoaudióloga, Andrea Coelho.

Comunicador Marcelo Araújo. Foto: Caroline Santos

O autismo ou espectro autista, é um distúrbio que afeta o sistema nervoso. Os sintomas podem se apresentar de forma diferenciada de acordo com o grau e gravidade do problema. O diagnóstico antecipado pode reduzir sintomas e fornecer opções para aprimorar o desenvolvimento da pessoa afetada.

A doutora Andrea Coelho falou sobre a importância da presença ativa da família junto aos autistas “ retirando barreiras que venham afetar o aprendizado”. Segundo ela, a abordagem do assunto é de extrema importância para mostrar que a mesmo com o problema, as pessoas afetadas são capazes de participação na sociedade e, apesar das dificuldades, não devem ser colocadas barreiras para o aprendizado de quem apresenta autismo.

Ouça a entrevista na íntegra:

Aplicativo

O bHave – aplicativo criado por pernambucanos que projeta ajuda no tratamento do autismo – é uma proposta que pretende aprimorar e aumentar a eficácia durantes as sessões de tratamento de pacientes com autismo através da terapia ABA (Applied Behavioral Analysis). O projeto está sendo desenvolvido no Recife e está disponível para colaboração por meio de financiamento coletivo em uma plataforma virtual. De acordo com o projeto do bHave, a plataforma vai auxiliar na terapia ABA, otimizar o tempo e criar novas possibilidades de trabalho.