LOUCO

Porto Digital inaugura laboratório de tecnologia no Recife

Seis soluções para problemas identificados na Praça do Arsenal da Marinha já foram apresentadas em caráter experimental

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/05/2016 às 15:21
Foto: Lélia Perlim/ Rádio Jornal

O Porto Digital inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (17), no bairro do Recife, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, também chamado de Louco. O ambiente é voltado para a criação de protótipos e teste de produtos e serviços em internet das coisas e tem como foco o bem-estar das cidades e a geração de negócios inovadores.

O financiamento de R$ 400 mil vem da Fundação de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Facepe). O governador Paulo Câmara aponta os benefícios que o espaço vai trazer para o estado. “Pernambuco tem muito a se desenvolver numa área estratégica e fundamental que a gente quer que seja a porta de entrada para Pernambuco do futuro”, disse.

Confira os detalhes na reportagem de Lélia Perlim:

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, relata que o laboratório pretende reunir equipes multidisciplinares compostas por empreendedores, pesquisadores e estudantes.

Seis soluções para problemas identificados na Praça do Arsenal da Marinha foram apresentadas em caráter experimental. Os trabalhos foram desenvolvidos em apenas oito horas por 50 pessoas com o apoio de equipamentos disponíveis no laboratório entre eles impressoras 3D e de circuitos elétricos, além de scanners biométricos e biblioteca de sensores.

O consultor de tendências do Porto Digital, Jacques Barcia, destaca um dos projetos apresentados. “Um projeto chamado Na Rede, que é um mobiliário urbano para o ócio criativo, um ambiente para as pessoas descansarem”, comentou.

O projeto Na Rede pretende funcionar num quiosque com uma quantidade de redes recolhidas e aí o usuário utiliza o celular para destravar as redes. Ao descansar, balançando-se na rede, o usuário gera energia e carrega o próprio celular.

Para desenvolver um projeto no laboratório, as equipes multidisciplinares devem entrar em contato com o porto digital no e-mail [email protected].