CIDADE VIVA

Programa Cidade Viva debate sobre a mobilidade do pedestre no Recife

Edição desta segunda-feira recebeu especialistas que falaram sobre o tema, alvo de críticas de grande parte da população

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/06/2016 às 11:49
Foto: Rebeca Montenegro/Rádio Jornal


O Programa Cidade Viva, projeto do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), desta segunda-feira (6) teve como tema a mobilidade a pé do recifense e o futuro da cidade. O programa contou com apresentação da editora do Portal NE10, Inês Calado, e com grande adesão do público por meio das redes sociais.

Participaram o consultor Francisco Cunha, a arquiteta e doutora em Mobilidade a Pé e Cicloviário, Meli Malatesta, a idealizadora da Rede Corrida Amiga, Silvia Stuchi Cruz, e o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga. Segundo o secretário, 30 a 35% da população do Recife usa a calçada como principal meio de deslocamento. Na opinião dele, o poder público costuma trabalhar para os automóveis e esquece que a calçada deve ser prioridade.

Já Meli Malatesta lembrou que calçadas são consideradas parte do sistema viário por lei Federal, mas as Prefeituras transferem a responsabilidade de manutenção para a população. "O ideal seria que o poder público, assim como ele se responsabiliza pela pista, se responsabilizasse pela calçada também", ressaltou. Os convidados do programa vão participar do seminário "A Mobilidade a Pé e o Futuro do Recife" na próxima terça-feira (7), a partir das 8h, no Cesar Edu, Bairro do Recife. O evento vai contar com a presença do prefeito Geraldo Júlio. Saiba mais no flash de Rebeca Montenegro: