DEBATE

Tem dúvidas sobre cirurgias, confira o debate da Super Manhã

Nesta sexta-feira, Geraldo Freire bateu um papo com grandes cirurgiões da capital pernambucana

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/06/2016 às 13:48
Foto: JC Imagem

A Rádio Jornal no debate da Super Manhã desta sexta-feira conversou com grandes cirurgiões da capital pernambucana, Dr. Miguel Arcanjo, cirurgião geral e que atualmente faz parte da direção do Hospital da Restauração, Dr. Guilherme Cerqueira que é ortopedista e Dr. Mizael Wanderley, urologista.

Foram discutidos vários assuntos, será que cirurgião tem prazo de validade? Até que ponto é preciso fazer um procedimento? Quando um médico está pronto para realizar cirurgias? Quando o cirurgião não está bem no dia, o que acontece? Qual o tempo médio de pós-operatória de próstata? Você sabe o que é distrofia complexa?

“Muitas vezes a maior complicação do paciente, é a psique, a cabeça antes de operar, ele precisa ajudar emocionalmente”, disse Dr. Guilherme Cerqueira. “É preciso orientar bem o paciente, tem que ter o entendimento das coisas, ele precisa entender o que estou fazendo na cirurgia“, completou o ortopedista.

“O curso de medicina é informativo, a formação do médico é ao longo da vida, disse Mizael Wanderley que tem 27 anos de formado”. “Estamos sempre aprendendo”, concluiu o Urologista.

“Antigamente nós não tínhamos muitos equipamentos, hoje no Hospital da Restauração temos como trabalhar de forma muito mais precisa”, disse o Dr. Miguel Arcanjo.

Você tem dúvidas sobre diversos tipos de cirurgias? Então, confira o debate na íntegra: