CUIDADOS

Pacientes com asma devem redobrar cuidados no período junino

Doença atingiu mais de 113 mil pessoas, no Brasil, só no ano passado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/06/2016 às 8:44
Foto: Edmar Melo/JC Imagem


No próximo dia 21 de junho é celebrado o Dia Nacional de Combate à Asma, doença comum, em adultos e crianças, caracterizada pela tosse, falta de ar e chiado no peito. Só em 2015, mais de 113 mil pessoas foram internadas por asma segundo o DATASUS, no Brasil. Em Pernambuco, este número é de 4.276.

A asma pode ser agravada por conta da fumaça da poluição e cigarros, e neste período de festejos juninos, as fogueiras deixam pacientes em alerta. A especialista em pneumologia e tutora de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, Patrícia Bezerra, conversou neste domingo com o comunicador Paulo Roberto e falou como se proteger nesta época:

A asma não tem cura, mas pode ser prevenida com medicação inalatória (os aerossóis, ou sprays, popularmente chamadas de “bombinhas”). Ainda como medidas de prevenção, a especialista destaca a realização de pré-natal, o estímulo à amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida, a não exposição à fumaça do cigarro na gestação e após o nascimento e a realização de consultas médicas regulares para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.