ENTREVISTA

Utilizar smartphones antes de dormir prejudica o sono e a visão

O oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura explica no Super Domingo que a luz emitida pelo telefone faz com que as pessoas acordem mais cansadas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/07/2016 às 9:29
Foto: JC Imagens

No Super Domingo o apresentador Paulo Fernandes entrevistou o oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, ele afirma que ao checar o feed do Facebook ou bater papo no Whatsapp enquanto espera o sono chegar não é tão bom para o descanso. Existe uma relação prejudicial entre a luz azul emitida pelos aparelhos e o balanço ideal de luz que seria necessária para garantir um sono tranquilo – e isso é muito ruim para a saúde.

Alexandre explica que, “a nova tecnologia utiliza o ‘led’, a luz azul emitida por smartphones, computadores e tablets promove a sensação de alerta. Ela interfere no relógio biológico, que é guiado pela luz para diferenciar dia e noite e definir o ritmo do copo. Isso faz com que as pessoas acordem mais cansadas”. “O olho por muito tempo em aparelhos com essa luz pode ressecar o olho, é bom dar uma pausa, completou o médico do Instituto de Olhos Fernando Ventura.

O bom e velho livro seria o mais confortável para um bom sono. E dicas ainda para os concurseiros!

Confira a entrevista completa: