MOBILIDADE

Como de costume, trânsito complicado no Recife na volta às aulas

CTTU estima que 200 a 250 mil veículos circulem na capital pernambucana com o início das aulas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/08/2016 às 8:26
Avenida Rui Barbosa com trânsito intenso no início da manhã
Foto: Clarissa Siqueira/ Rádio Jornal

As escolas particulares do Grande Recife voltam às aulas do segundo semestre do ano letivo nesta segunda-feira (1º). Com isso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estima que 200 a 250 mil veículos circulem na capital pernambucana, o que complica bastante o trânsito. Nesta segunda, o trânsito ficou congestionado em vários pontos do Recife.

Para tentar diminuir os transtornos no fluxo de veículos, os corredores viários que dão acesso às escolas, vão receber equipes de 42 agentes de trânsito para reforço da fiscalização durante a primeira semana do mês de agosto.

Entre as vias beneficiadas, estão os corredores das Ruas Dom Bosco, Paissandu, Bel Monte, Padre Bernardino Pessoa, Professor Eduardo Wanderley Filho e a Avenida Rui Barbosa.

Na Av. Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife, alguns condutores foram flagrados praticando irregularidades, como o estacionamento em fila dupla ou a parada em cima da faixa de pedestre.

Mas a reportagem da Rádio Jornal também observou na via ações positivas. O empresário José Jorge levou a filha Sofia, de 6 anos, levou a garota de bicicleta. “Ganho qualidade de vida, me divirto com ela e o tempo eu reduzo 50 minutos se vier de bicicleta”, contou.

O chefe de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, diz que este semestre a operação de volta às aulas não conta com a equipe de arte educadores, conhecida como a Turma do Fom Fom. “Foi uma falta de recursos, então houve uma redução e a gente não está [com o grupo]”, explicou.

Os detalhes com Clarissa Siqueira:

Estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre são consideradas infrações graves com multa de R$ 127,69, além de 5 pontos na CNH. O condutor também corre o risco de ter o veículo rebocado.

E a volta às aulas é o primeiro desafio das mudanças no trânsito de veículos nas Avenidas Cruz Cabugá e Norte. Em pontos estratégicos, equipes da CTTU vão orientar os motoristas e assim reduzir os congestionamentos.

Confira as informações no flash de Isabela Dias:

Mudanças na Avenida Cruz Cabugá estão sendo testadas no primeiro dia útil
Foto: Isabela Dias/ Rádio Jornal

Desde sábado, os condutores que saem de Olinda pela Cruz Cabugá para ter acesso à Avenida Norte, no sentido centro tem um novo itinerário: Ruas Frei Cassimiro, Arthur Coutinho ou Pedro Afonso - qualquer uma das três vias dá acesso à Rua Treze de Maio, que termina na Avenida Norte.

Já quem sai da Avenida Cruz Cabugá em direção à Casa Amarela, também não pode mais dobrar à esquerda. O motorista deve entrar na Rua 20 de Agosto que passa a ser mão única no sentido centro e estacionamento proibido nos dois lados.