SAÚDE E CIDADANIA

Alto José do Pinho recebe feira de saúde e cidadania nesta sexta

A ação vai oferecer gratuitamente serviços de saúde e cidadania com especialistas para os moradores da comunidade

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/09/2016 às 20:48
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Moradores do Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife recebem orientações sobre saúde e cidadania esta sexta-feira (16) das 8h às 12h. A ação que faz parte do Projeto Colmeia Comunidade acontece na Escola Dona Maria Tereza Corrêa e tem estimativa de atendimento de mais de duas mil pessoas.

Vão ser oferecidos serviços de orientação sobre saúde bucal, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), alimentação saudável, tabagismo, gravidez na adolescência e saúde da mulher com ênfase na prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e câncer de mama. No local, o público também vai ter acesso a testes de doenças como Sífilis, HIV e Hepatite B e C, além de poder fazer o cadastro e atualização do Cartão do SUS.

O Colmeia Comunidade vai disponibilizar na área de cidadania orientações jurídicas com informações aos segurados do INSS – como os direitos previdenciários e a contagem por tempo de serviço. A Defensoria pública vai atuar no encaminhamento para casamento, retificação de Registro Civil, além de orientações para procedimentos como divórcio, investigação de paternidade, pensão de alimentos e Direito do Consumidor.

Saúde e Cidadania

A ação visa atingir amplamente o público que possui pouco aceso a serviços de saúde e cidadania. “O objetivo do projeto é empoderar a comunidade para o cuidado com a saúde, além da garantia da cidadania. Vamos oferecer um leque de serviços reunidos em um único local, facilitando aos moradores serem beneficiados sem precisar se deslocar do seu bairro”, explica a coordenadora de educação em saúde do Sesc Pernambuco, Mônica Regina.