OUTUBRO ROSA

Se descoberto a tempo, 95% dos casos de câncer de mama são tratáveis

Realizar o autoexame e ficar atenta ao aspecto físico dos seios é fundamental para prevenir o câncer de mama

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/10/2016 às 11:36
Foto: Mayra Cavalcanti/Especial para o NE10


Segundo os especialistas, o toque é o melhor método de prevenir e identificar o câncer de mama. Que o diga a artesã Irene Elza dos Santos, de 84 anos. Este ano, ela descobriu o segundo tumor num simples abraço.

Depois de passar por duas mastectomias, passou por radioterapia e já se considera curada. "Terminaei meu tratamento semana passada e digo a vocês, o caminho mais curto para a gente alcansar a cura do câncer é a resignação e a fé em Deus", diz Dona Irene.

Nesta segunda-feira (3), as volentárias da rede feminina do Hospital de Câncer de Pernambuco realizaram um ato de atenção e prevenção da doença. Elas se concentraram em frente ao hospital para conscientizar mulheres e homens sobre a importância autoexame das mamas.

De acordo com a integrante da rede de voluntárias para a prevenção do câncer em pernambuco, Maria da Pas, aproximadamente 95% dos casos de câncer são tratáveis e curáveis. "A prevenção é vital. Ela não vai garantir que você não terá o câncer, mas aumenta as chances de cura", diz.

FIQUE ATENTO

De acordo com oncologistas, os sintomas percebidos durante o autoexame que merecem atenção são a presença de núdulos, caroços, secreção nas mamas, enrugamento expressivo em uma parte da pele e até vermelhidão. Ao perceber um ou mais desses sintomas, a paciente deve procurar um médico.

O serviço de mastologia do Hospital de Câncer de Pernambuco câncer trata mais de 60% dos casos de câncer de mama no Estado, sendo referência no tratamento em todo o Nordeste. Entre 2015 e 2016, mais de 31 mil seções de radioterapia e 27 mil seções de quimioterapia já foram realizadas.