DIA DAS CRIANÇAS

Caminhada na área central do Recife pede fim do trabalho infantil

Em Pernambuco, quase 110 mil menores são afetados pelo trabalho infantil

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/10/2016 às 16:14
Foto: Ravi Soares/ Rádio Jornal

Na semana em que é comemorado o Dia das Crianças, várias instituições se reuniram, nesta segunda-feira (10), no Recife em prol de uma só causa: o combate ao trabalho infantil. Uma caminha foi realizada na tarde desta segunda na Avenida Conde da Boa Vista, com saída da Praça Oswaldo Cruz. O desfecho ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, onde o grupo entregou uma carta a algum representante do Poder Executivo Estadual em que pedem medidas mais efetivas para barrar a prática.

Um dos coordenadores do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco, Eudes Fonseca, explica que o órgão tem pedido uma participação mais efetiva não só nas decisões, mas também no planejamento das políticas públicas. “Muitas vezes são pensadas estratégias, mas não se consulta quem de fato está lá trabalhando com esses adolescentes e crianças oriundas e aquelas que estão no trabalho infantil”, destacou.

Os detalhes no flash de Ravi Soares:

Segundo ele, a denúncia da população é a principal forma de ajudar a criança e o adolescente. O telefone para ligar e denunciar é o 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais perto.

Números

Em todo o Brasil, são mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho. Aqui em Pernambuco, esse valor corresponde a quase 110 mil crianças e adolescentes. Os principais focos de trabalho infantil na Região Metropolitana do Recife são em feiras livres, comércio ambulante e também em pequenos estabelecimentos.