FINADOS

Comerciantes reclamam das fracas vendas no dia de finados

A expectativa da prefeitura do Recife é de que 60 mil pessoas visitem os espaços até às 18h, no cemitério de Santo Amaro

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/11/2016 às 14:57
Foto: Rádio Jornal


Milhares de pessoas foram neste dia de finados prestar homenagens a parentes e amigos falecidos nos cemitérios da capital pernambucana, que abriram as portas pontualmente às 6h.

A expectativa da prefeitura do Recife é de que 60 mil pessoas visitem os espaços até às 18h, no cemitério de Santo Amaro, o maior do estado, com 145 mil metros quadrados, os túmulos mais visitados foram o da menina sem nome, do cantor Chico Science, e os dos ex-governadores Eduardo Campos e Miguel Arraes. Porém, a maioria dos que foram ao local, preferiram cuidar dos pequenos jazigos das famílias, colocando flores e velas.

A administradora de empresas Leda Silva comprou as flores em frente ao cemitério, mas este ano, por causa da crise econômica, resolveu fazer algo mais simples do que nos anos anteriores.

A queda nas vendas de flores e velas foi sentida pelos comerciantes não só em Santo Amaro, mas também no parque das flores, no bairro de tejipió, Zona Norte do Recife. A comerciante Jandira Maria da Silva vende artigos há 25 anos em frente ao segundo maior cemitério da capital de Pernambuco e diz que nunca vendeu tão pouco no dia de finados. Ela tem esperança que ao longo do dia, o movimento melhore. “ Eu comprei mais ou menos uns 4 mil de produtos e espero vender tudo”, afirma.

Tanto no cemitério de Santo Amaro quanto no parque das flores, a programação religiosa segue ao longo da tarde com missas no local. A última, celebrada às 16h.

Ouça na reportagem de Clarissa Siqueira: