CIDADANIA

Atitude Cidadã: luta pela inclusão através dos sentidos

Professor dá aulas de Jiu Jitsu para deficientes visuais no Recife. O tema foi abordado no quadro Atitude Cidadã, no Programa Movimento desta sexta (4)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/11/2016 às 23:40
Foto Ilustrativa

Luta nascida no Japão do século XVI, o Jiu Jitsu (Arte Suave, em japonês) é puro contato. Ganha quem conseguir usar técnicas de imobilização contra o antagonista, ambos deitados no tatame, lutando para ganhar. Em suma, a arte marcial usa como principal sentido o tato, mais até do que a visão. Porque não levar esse esporte para os deficientes visuais?

Este foi o tema do quadro Atitude Cidadã desta sexta-feira (4), com a jornalista Thaís Queiroz. Ouça, na íntegra:

Foi o que fez o brasiliense Danilo Cruz, de 31 anos. Tocado pela experiência de terensinado um cego em sua cidade natal, ao chegar ao Recife entrou em contato com o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, no Derby. Há algumas diferenças na hora da aula: o professor se posiciona e espera os alunos conhecerem a posição através do tato. "O jiu jitsu é uma luta agarrada, o quimono auxilia. um atleta com deficiência visual já começa com a pegada", explica Danilo.

"Trata-se de uma parcela da sociedade que não tem acesso à políticas públicas e nem aos esportes. Por isso resolvi montar uma turma somente para cegos. No jiu jitsu se aprende a cair para frente, para o lado, e eles aprendem como cair, como se defender", afirma Danilo Cruz. "Muitos alunos meus estão fazendo atividades físicas pela primeira vez na vida", completa.

Como o projeto é todo voluntário, Danilo está em busca de um patrocinador para que essa causa não acabe. "Tudo que eu tenho é um tatame minúsculo, de 3 x 4 metros, e não consigo chamar mais pessoas. Quero passar nas escolas e chamar os alunos das escolas para dar aulas, tanto os deficientes visuais como os demais. Promover uma integração social de verdade", deseja.

O sonho esbarra na realidade. O Instituto só funciona em horário comercial, e Danilo precisa conciliar o voluntariado com as aulas, que hoje acontecem apenas no turno da manhã. O que ele deseja é poder dar aula todos os dias, o dia todo. "Busco um patrocinador que possa me ajudar a dar essas aulas. Infelizmente sozinho não conseguirei por muito tempo, pois terei que trabalhar. Com um patrocinador poderei manter o projeto 100% do meu tempo, além de comprar um novo tatame e roupas para os alunos", pede o professor.

Para ajudar, basta entrar em contato com Danilo: 99998-7278 (Tim e WhatsApp)

ATITUDE CIDADÃ - JIU JITSU COM-TATO

O QUE É?

Projeto que integra deficientes visuais através de aulas gratuitas de Jiu Jitsu, arte marcial japonesa conhecida pelo alto contato.

ONDE ACONTECE?

No Instituto de Cegos Antonio Pessoa de Queiroz (Rua Guilherme pinto, 146, Derby, recife-PE)

COMO AJUDAR?

Basta entrar em contato com Danilo Cruz, idealizador, professor e organizador do projeto: 99998-7278.

Fan Page: https://www.facebook.com/jiujitsucomtato