CULTURA

Estudantes da rede pública de cinco cidades brasileiras viajam à Europa

Lisboa, em Portugal, será o destino de 20 estudantes de Belo Jardim (PE), selecionados pelo projeto “Era uma vez... Brasil”

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 07/11/2016 às 23:51
Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

O sonho de estudar fora do Brasil e vivenciar um intercâmbio cultural está prestes a ser realizado por 20 jovens pernambucanos, selecionados pelo projeto “Era uma vez... Brasil”, que chega à sua terceira edição e, desta vez, leva estudantes de cinco cidades brasileiras a Lisboa, em Portugal. Ao todo, são 81 estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP), Salvador (BA) e Belo Jardim, no agreste de Pernambuco, participando do projeto.

Os estudantes pernambucanos, que cursam o 8º do Ensino Fundamental, embarcaram do Aeroporto Internacional dos Guararapes, na noite desta segunda-feira (7), para Lisboa. Em terras portuguesas, eles vão percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um período de dez dias. Além dos jovens, viajam também 6 professores de história das escolas envolvidas, além de 7 representantes das empresas parceiras e 10 da produtora responsável pelo projeto, a Origem Produções.

O concurso “Era uma vez... Brasil” é baseado no livro 1808, do escritor Laurentino Gomes, e contempla os alunos selecionados por meio de uma pesquisa sobre história e cultura do Brasil, que envolveu a leitura e um conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, histórias em quadrinhos (HQ) e produção audiovisual. Em Pernambuco, a empresa parceira é a Baterias Moura, por meio do Instituto Conceição Moura (ICM), que realiza um trabalho social voltado ao desenvolvimento de crianças e jovens do município de Belo Jardim.

Ouça os detalhes, no flash de Marcela Maranhão: