BENEFÍCIO

Ministro diz que cancelamentos do Bolsa Família se basearam em estudos

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou que o programa Bolsa Família terá reajuste em 2017

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/11/2016 às 13:53
Foto: Mariana Araújo/ Especial para o JC


Após anunciar o cancelamento de 469 mil cadastros no programa Bolsa Família e o bloqueio em outros 654 mil benefícios em todo o Brasil, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, garantiu um novo reajuste no valor pago pelo programa.

Em 2016, o Bolsa Família teve aumento de 12,5%, depois de dois anos sem reajuste. Para 2017, segundo o ministro, o valor vai ter aumento novamente, possivelmente acima da inflação. O ministro Osmar Terra disse que o governo objetiva organizar os gastos públicos.

Ao todo, em Pernambuco, 47.481 famílias tiveram o Bolsa Família bloqueado e 34.749 benefícios foram cancelados. Em todas as situações o governo identificou que as famílias tinham renda maior de R$ 170 por pessoa.

Confira os detalhes na reportagem de Clarissa Siqueira:

Nesta terça-feira (8), participando de um simpósio sobre o desenvolvimento da primeira infância que está sendo realizado no centro do Recife, o ministro Osmar Terra ressaltou que os cancelamentos e bloqueios foram baseados em estudos. “Pessoas que tinham CNPJ, empresas de médio porte estavam recebendo bolsa família, pessoas que tinham emprego com um salário mais alto estavam recebendo”, disse. “Nós conseguimos cruzar todos os dados de emprego e desemprego, os dados da área social, tivemos um aporte maior de informações sobre os municípios, que nós não tínhamos”, completou.

As famílias que tiveram o benefício cancelado ou bloqueado vão ser informadas por extrato bancário ou pelo aplicativo de celular.

Confira a entrevista do ministro: