INCERTEZA

Especialistas projetam uma era de incertezas com Donald Trump

Vitória do republicano Donald Trump foi um dos assuntos discutidos no Audiência Marcada desta sexta-feira

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 11/11/2016 às 18:51
Foto: Rádio Jornal

A vitória do republicano Donald Trump para ocupar a Casa Branca a partir do dia 20 de janeiro de 2017, foi tema do Audiência Marcada desta sexta-feira (11.11). Sobre o assunto, o comunicador Ednaldo Santos conversou com o ex-governador de Pernambuco, Gustavo Krause, e o professor e cientista político. Thales Castro. O programa também contou com a participação do editor de Política do Jornal do Commercio, Gilvan Oliveira.

Os dois convidados foram unânimes ao dizer que o Mundo vive uma onda de imprevisibilidade com a chegada de Trump ao comando da presidência dos Estados Unidos. “Vamos conviver com uma era de incertezas e somos humildes para afirmar isso”, asseverou Gustavo Krause.

Apesar de compartilhar da mesma visão de Krause sobre as incertezas do futuro governo americano, o professor Thales Castro projeta e enxerga com muito receio uma possível aliança do presidente eleito e o atual líder russo Vladimir Putin. “Há uma proximidade muito forte entre eles. Uma aliança entre os dois países é perigosa haja vista que os Estados unidos têm lealdade com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). E a OTAN e Putin não se entendem. Como ficarão os vínculos dos Estados Unidos com Alemanha, França?”, indagou.

Abordado sobre os motivos que fizeram com que Trump derrotasse a democrata Hillary Clinton, o professor Thales Castro disse que o bilionário republicano se utilizou de uma demagogia bastante atraente. “Ele aplicou aspectos psicoemocionais e uma retórica inflamada que hipnotizaram o eleitor médio”, explicou. Ainda segundo o professor, Trump representa o enterro do politicamente correto.

Gustavo Krause atribui a vitória de Trump ao estilo populista. “O populismo seduz. Surge com soluções simples para problemas graves e difíceis. Mexe com o imaginário popular”, esclareceu. Ele comentou também que o estilo do presidente eleito de negar a política tradicional mexeu com os corações dos brancos e dos mais velhos.

Ouça o Audiência Marcada na íntegra: