IMIGRANTE

Africano clandestino é encontrado em navio no Porto de Suape

O camaronês Jacques Ndedi Mbella foi encontrado por tripulantes do cargueiro “Jumper” e passou mais de 10 dias escondido

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/11/2016 às 9:24
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal informou que um africano foi encontrado viajando clandestinamente em um navio, que está atracado no porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Jacques Ndedi Mbella, 29 anos, é camaronês e foi encontrado por tripulantes do cargueiro “Jumper”, de bandeira das Ilhas Cook, na Oceania. Por ter passado muitos dias escondido, o homem estava bastante desnutrido e desidratado e possivelmente embarcou no navio no fim de outubro, no Porto de Duala, República dos Camarões.

Após receber tratamento médico, a Anvisa compareceu à bordo do cargueiro para analisar o estrangeiro e não constatou nenhuma doença infecto contagiosa. Tripulantes do “Jump” acreditam que ele adentrou na embarcação durante a retirada de parte da carga de açúcar ensacado, aproveitando o descuido dos funcionários, e que ele deve ter levado consigo algum mantimento, já que passou dez dias escondido no cargueiro. O capitão do navio informou que foi feita uma vistoria no interior do navio ao sair do Porto de Duala e nenhum clandestino foi encontrado.

Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

Durante a manhã desta segunda-feira (14), Jacques foi encaminhado à sede da Polícia Federal, no Cais do Apolo, onde depõe, na presença de um tradutor da língua francesa, sobre como embarcou no navio e os motivos. Também serão acionados os órgãos consulares para que seja feita a confirmação da identificação do estrangeiro, que apresentou uma carteira de identidade. Durante a identificação ele segue hospedado em uma pousada do Recife, onde aguarda a repatriação, que provavelmente será realizada no mesmo navio em que chegou ao Brasil.

CLANDESTINOS

As últimas apreensões de imigrantes clandestinos feitas pela Polícia Federal ocorreram em outubro deste ano, quando seis albaneses foram encontrados no porta-containers “Rio Negro”, no Porto de Suape. Desde 2010, outros três imigrantes também foram encontrados na mesma situação. Todos eles já foram repatriados.