SAÚDE

Estilo de vida saudável é o maior aliado no combate ao diabetes

Neste Dia Mundial do Diabetes, Graça Araújo conversou com especialistas sobre a prevenção e os tratamentos da doença

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/11/2016 às 21:35
Foto: Pedro Souza/Rádio Jornal

O Dia Mundial do Diabetes, lembrado neste 14 de novembro, simboliza a conscientização sobre a doença, com destaque para as ações preventivas. Para abordar o assunto, Graça Araújo recebeu, no Consultório do Rádio Livre desta segunda-feira (14), a endocrinologista Geísa Macedo e o oftalmologista Rodrigo Lira. Ouça o Consultório, na íntegra:



Estudos apontam que cerca de 380 milhões de pessoas no mundo são diabéticas. Só no Brasil, são aproximadamente 14 milhões. Mas como previnir uma doença como esta? De acordo com a Dra. Geísa, seguir um estilo de vida saudável é primordial para combater o diabetes e, consequentemente, a obesidade.

Praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação equilibrada são as únicas formas de previnir a doença, de acordo com a especialista. "Tomar remédio não garante que sua doença está totalmente controlada se você resolver comer tudo o que você quiser, sem limite", destacou a endocrinologista. Ainda de acordo com a médica, os diabéticos que vivem no sedentarismo e se alimentam mal estão sujeito a complicações como amputação de membros e até infarte.

Sobre a influência do diabetes nos problemas da visão, Dr. Rodrigo Lira apontou que, considerando a população adulta e economicamente ativa, dos 20 aos 65 anos, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, o diabetes é a principal causa de baixa visual irreversível. Ou seja, quando os danos causados não podem ser curados.

O principal sintoma, de acordo com o oftalmologista, é a dificuldade de enxergar. Ele esclareceu, ainda, que em uma consulta de rotina é possível detectar o comprometimento da visão ocasionada pelo diabetes. Com isso, é possível evitar que a doença cause maiores danos à visão do paciente.