ENTREVISTA

Onyx Lorenzoni comemora aprovação de medidas de combate à corrupção

Deputado argumenta que são medidas apoiadas por mais de dois milhões e 400 mil brasileiros no enfrentamento a uma das chagas do sistema brasileiro: a corrupção

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/11/2016 às 9:58
Foto: Agência Câmara


Em entrevista ao quadro Passando a Limpo desta quinta-feira (24) o Deputado Federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator da Comissão Especial da Câmara, comemorou a aprovação por unanimidade do conjunto de medidas de combate à corrupção na comissão, nessa quarta-feira. "Ontem conseguimos, depois de quatro meses de trabalhos exaustivos, construir um tema tão complexo como esse. São medidas apoiadas por mais de dois milhões e 400 mil brasileiros no enfrentamento a uma das chagas do sistema brasileiro, que é a corrupção", comemorou Onyx.

Ouça aqui a entrevista completa, com o âncora Geraldo Freire e os jornalistas Wagner Gomes e Ivanildo Sampaio:

A comissão aprovou até então o texto base do relator Onyx Lorenzoni, mas alguns pontos ainda vão ser submetidos a votação. Depois dessa última análise o projeto deve seguir para votação no plenário da Câmara e se for aprovado segue para o Senado. Expectativa do deputado agora é de que medidas anti-corrupção cheguem ao plenário. "Conseguimos unanimidade, isso foi muito maior do que a gente esperava. Eu espero que a Câmara dos deputados não cometa a irresponsabiliadde de destruir o grande passo que foi dado", declara.

Para magistrados

O deputado deve ainda elaborar um projeto separado para prever a responsabilização de juízes, promotores e procuradores. Questionado sobre haver retirado da pauta a punição à corrupção cometida por magistrados o deputado justifica que "a 18ª medida do conjunto era justamente a prospota de responsabilização de magistrados e promotores, mas quando eles argumentaram comigo e eu fiz a retirada foi para que não houvesse nenhuma mistura", explicou. E completou "quem quer agredir a justiça brasileira não conte comigo pra isso".