POLÊMICA

Sinepe-PE tentará diálogo com a UPE para modificar data do SSA 2 e 1

Presidente do Sinepe-PE diz que há a preocupação com a data escolhida para aplicação do SSA 2 e 1 pois é muito próxima do início do calendário escolar

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/11/2016 às 18:31
Estudantes do 3º ano realizaram as provas do SSA 3 nos dias 13 e 14 de novembro
Foto: Rafael Carneiro/ Rádio Jornal


Os estudantes que fariam o vestibular do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2 e 1, com provas agendadas para este fim de semana e o próximo, terão mais dois meses até a nova data divulgada pela instituição, nesta quinta-feira (24).

Os exames da primeira e segunda fase do vestibular seriado da UPE serão realizados em 29 e 30 de janeiro de 2017. A mudança teve objetivo garantir que os candidatos tivessem as mesmas condições de realizar a prova, já que prédios utilizados na aplicação da prova foram ocupados.
As provas do SSA 2 e 1 da UPE serão realizados em 29 e 30 de janeiro de 2017.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, criticou a decisão da Universidade de Pernambuco (UPE) de adiar a aplicação das provas do vestibular do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2 e 1. As provas seriam realizadas nos dias 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro, respectivamente.

Em entrevista ao comunicador Ednaldo Santos, no programa Balanço das Notícias, na tarde desta quinta-feira (24), José Ricardo Diniz mostrou preocupação com a medida adotada pela instituição, que alegou como motivo as ocupações que estão sendo realizadas em instituições de ensino.

Os espaços são ocupados em protesto contra a PEC 55, que tramita no Senado e estabelece um congelamento dos gastos públicos por 20 anos, além de serem contra a reforma proposta pelo Governo Federal no Ensino Médio.

José Ricardo Diniz disse que o sindicato vai tentar dialogar com a UPE para tentar mudar a data. “Eu acho que nós temos de usar todo o espaço de diálogo e tenho certeza de que o reitor estará aberto a nos ouvir. Nós estamos tentando marcar uma audiência para a próxima segunda-feira para mostrar os impactos que essa medida provocará”, destacou.

Seguindo ele, há a preocupação com a data escolhida pois é muito próxima do início do calendário escolar. "Nós entendemos que colocar as provas até o final da primeira quinzena de janeiro o impacto seria menor e haveria condições", comentou.

Confira os detalhes na entrevista:

Número de prejudicados

Estão inscritos no SSA 2 14.430 estudantes do segundo ano do ensino médio que responderiam, nestes domingo e segunda-feira, a 90 questões de múltipla escolha distribuídas em provas de dez disciplinas. Em dezembro, seria a vez dos estudantes do primeiro ano de encarar a maratona de avaliações.

Nos dias 13 e 14 de novembro, 10.454 estudantes fizeram as provas da terceira etapa do SSA. Na ocasião, os estudantes que ocupavam o prédio da UPE, em Santo Amaro, interromperam a ocupação e após as provas reiniciaram o movimento. O listão com os 1.730 classificados na seleção deve ser divulgado até 16 de janeiro.

Ocupações

Pernambuco tem 11 escolas estaduais ocupadas na Região Metropolitana do Recife, entre elas estão a Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila Pessoa, na Iputinga, Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Silva Jardim, no bairro do Monteiro, Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, Joaquim Távora, na Madalena, e Joaquim Xavier de Brito, na Iputinga.

Outras seis unidades de ensino da rede estadual continuam fechadas, dentro dos atos de protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional. São elas: Erem Cândido Duarte, em Apipucos, Erem Martins Júnior, na Torre, Erem Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, Erem Porto Digital, no Bairro do Recife, Erem Professor Epitácio André Dias, em Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes), e Erem Conde Pereira Carneiro, no Centro (São Lourenço da Mata).