PATRIMÔNIO

Reabertura do Cine Olinda é tema de audiência com Ministério Público

O prédio do Cine Olinda passou por várias reformas, mas está fechado há 50 anos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/12/2016 às 8:34
Prédio do Cine Olinda está em reforma desde 1979. Foto: Facebook Ocupe Cine Olinda


O fechamento do Cine Olinda é um dos problemas mais emblemáticos da cidade. O prédio no bairro do Carmo passou por várias reformas, mas segue sem ter funcionalidade para a sétima arte. Falta estrutura para exibição de audiovisuais como equipamentos de som e projeção, tela e até cadeiras.

Na tarde desta terça-feira (6), uma audiência na sede das Promotorias de Justiça de Olinda, na Avenida Pan Nordestina, irá propor alternativas. Entre os convidados estão o prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio e representantes de grupos de teatro e do Iphan.

A promotora de Justiça Maísa Melo vai coordenar o encontro. Ela afirma que é preciso resolver impasse de uma vez por todas.

OCUPAÇÃO

Foto: Facebook Ocupe Cine Olinda


Em 30 setembro, o movimento #OcupeCineOlinda, que acontecia em frente ao equipamento cultural e pedia a reinauguração do cinema, ocupou o prédio. Desde então, o grupo vem promovendo atividades culturais, palestras, oficinas e exibição de filmes. O protesto conta com o apoio de artistas de renome como o ator Irandhir Santos.


No facebook, o movimento emitiu uma nota em que ressalta a importância do equipamento cultural. Desde o início da ocupação, a organização do #OcupeCineOlinda afirma que já foram exibidos mais de 120 filmes, entre curtas e longas-metragens, além de receber atividades educativas, artísticas, políticas e culturais, que já atenderam mais de 3 mil pessoas.