ENTREVISTA

“Esse reajuste é o verdadeiro vandalismo, diz advogado Pedro Josephi

Para o advogado, o reajuste nas passagens de ônibus deveria ter seguido o IPCA, que fechou 2016 em 6,26%

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/01/2017 às 17:35
Foto: Arquivo/JC Imagem


Em entrevista à Rádio Jornal, o advogado da Frente de Luta pelo Transporte Público, Pedro Josephi, afirmou uma contraofensiva da sociedade civil contra o que ele considera aumento desproporcional nas passagens de ônibus. Ouça a conversa com o comunicador Leonardo Boris:

De acordo com ele, o Governo do Estado e o CSTM erraram ao não usar o IPCA como base para definir o reajuste. “Há uma defasagem histórica. Nos últimos 20 anos, a passagem foi reajustada acima dos índices inflacionários ou dos índices previstos na legislação. Qualquer tipo de reajuste que é aplicado hoje não está levando em conta essa defasagem”, diz.

» Conselho aprova reajuste de 14% nas tarifas de ônibus do Grande Recife
» "E quem se lasca é o povo", diz vereador sobre reajuste de passagens
» Na RMR, passageiros de ônibus estão indignados com aumento de 14,26%

“A gente não está querendo fazer confronto, só estamos querendo fazer uma discussão ampla. É papel da imprensa, do judiciário, dos movimentos sociais e da sociedade de um modo geral deixar esse mais transparente”, afirma. “A gente espera que o governador, que foi eleito democraticamente, cumpra as promessas dele de campanha”, completa.

Vandalismo

Sobre o protesto realizado nessa sexta-feira (13) na Avenida Sul, Pedro Josephi afirmou que a luta política faz parte da vida em sociedade e que não é a favor da depredação do patrimônio público ou privado. “Esse reajuste é o verdadeiro vandalismo”, finaliza.