MORTE

Michel Temer declara luto de 3 dias pela morte de Teori Zavascki

Magistrados e políticos também lamentaram a morte do relator da operação Lava Jato, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/01/2017 às 19:03
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após breve pronunciamento, o presidente da República, Michel Temer, decretou luto de três dias por causa da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator da operação Lava Jato, que faleceu depois de acidente aéreo, na ilha de Paraty, no Rio Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19).

Confira:

Relatoria da Lava Jato

Na prática, quando um ministro é substituído, ele herda todos os processos do outro magistrado. Existem duas alternativas para a substituição: esperar a nomeação vinda do presidente da República, Michel Temer, ou enquanto o Supremo Tribunal continua com dez ministros, na segunda turma do processo, ele sortearia um outro magistrado para ser o relator.

Magistrados e senadores lamentaram o acontecimento depois da confirmação da morte. O procurador da República, Rodrigo Janot, disse que o ministro cumpriu o seu papel com honra e ética durante toda a sua carreira. “É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro, Teori Zavascki, deu ao Estado democrático a partir da sua atuação como magistrado”, disse.

Já o presidente nacional do Democratas (DEM), senador José Agripino, lamentou a tragédia e disse ainda que a Suprema Corte perde uma referência de equilíbrio e saber jurídico. “A família ilutada meus mais sinceros votos de pesar”, comentou.

Confira os detalhes no flash de Romoaldo de Souza:

O juiz Sérgio Moro, comandante da Lava jato comentou também por meio de nota e disse que o ministro foi um exemplo para todos os juízes do Brasil. "O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país", destacou.

Confira com o repórter, Romoaldo de Souza: