DENÚNCIA

Casa dos Frios se desculpa por meio de nota sobre denúncia de racismo

Após a repercussão de uma denúncia de racismo onde um motorista negro foi confundido com um assaltante, o estabelecimento se pronunciou por meio de nota

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/01/2017 às 19:14
O Motorita Mario José Ferreira foi ao local a pedido do chefe. Foto: reprodução/internet.

A Casa dos Frios, que fica da Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife, se pronunciou por meio de nota através do facebook. O estabelecimento considerou o episódio “lamentável” e se desculpou com o cliente. “Só nos resta pedir perdão e lamentar profundamente o ocorrido, compreendendo o seu justo e legítimo sentimento de indignação”, afirmaram em nota.

Protesto contra o racismo na frente do estabelecimento. Foto:Rádio Jornal

No fim da tarde desta segunda-feira (23), integrantes de organizações contra o racismo protestaram em frente ao comércio. “É uma casa das elites” afirmou um dos manifestantes em discurso durante o ato. Confira no vídeo.

Nota de esclarecimento

“Como largamente divulgado na imprensa e redes sociais, no último dia 20 de janeiro, um lamentável episódio ocorreu nas dependências de nossa empresa. Estamos vivenciando um período de extrema violência, gerando, em toda a população, um forte sentimento de insegurança. Os nossos funcionários vivenciam esta preocupação no dia a dia. São cidadãos normais, com seus medos e anseios, e acompanham o noticiário diuturno da violência que só faz aumentar em todo o Brasil.

Quanto ao ocorrido, um protocolo de segurança foi acionado após uma funcionária afirmar, categoricamente, que um cliente que já havia entrado por duas vezes naquela mesma noite, no estabelecimento, estaria portando arma de fogo. O procedimento adotado pelo gerente foi o de acionar a polícia, comunicando a suspeita, visando a resguardar a integridade de seus clientes, empregados e do seu patrimônio, diante, repita-se, do relato apresentado pela funcionária.

O fato, sem dúvida alguma, gerou forte constrangimento ao nosso cliente Mário José Ferreira. Só nos resta pedir perdão e lamentar profundamente o ocorrido, compreendendo o seu justo e legítimo sentimento de indignação. A Casa dos Frios é uma empresa familiar, reconhecida pelo carinho e respeito que transmite a todos os seus clientes, sem qualquer tipo de distinção. Não admitimos, portanto, que sejam adotadas posturas preconceituosas ou discriminatórias, o que confiamos não ter ocorrido no presente caso.

Como já afirmado, tudo não passou de um lamentável mal-entendido, fruto do sentimento de insegurança que permeia a sociedade brasileira.

A Casa dos Frios reitera o pedido de perdão ao cliente e se desculpa perante toda a sociedade pernambucana".

Entenda o caso

Um motorista acusou de racismo a Casa dos Frios, da Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife, depois de ser confundido com um ladrão. O caso ganhou repercussão, depois que o chefe dele, o advogado Gilberto Lima, publicou a denúncia nas redes sociais.

Segundo o relato, o motorista, Mario José Ferreira foi ao local a pedido do chefe comprar produtos que seriam levados para fora do país.O motorista costumava a ir sempre à loja, mas com fardamento, calça, sapatos e camisa sociais, desta vez foi de calça jeans, camisa de malha, tênis. O caso ocorreu na última sexta-feira.

Ele entrou na loja uma vez e voltou ao carro para pegar o dinheiro, R$ 600. Depois, percebeu que faltava uma quantia, deixou os R$ 600 no caixa e saiu da loja para pegar o restante. Ao tentar entrar de novo, Mário foi impedido, o estabelecimento fechado e a polícia foi acionada.

Ainda por meio do relato, o advogado afirma que Mário foi detido e submetido, segundo ele, a todo o vexatório procedimento de revista. Também pelas redes sociais, o motorista, desabafou:

Ouça o desabafo de Mário: