EDUCAÇÃO

Estudantes pernambucanos do Ganhe o Mundo viajam para a Nova Zelândia

Nesta terça, 26 alunos embarcaram no Aeroporto do Recife. Ao longo da semana, mais 155 alunos da rede estadual viajam pelo Ganhe o Mundo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/01/2017 às 12:46
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Nesta terça-feira (24), 26 dos 181 jovens participantes do Programa Ganhe o Mundo, mantido pelo Governdo do Estado, embarcaram para a Nova Zelândia, na Oceania. Ao longo desta semana, os outros participantes do projeto serão divididos em cinco grupos para embarcar para a Nova Zelância e para o Canadá, na América do Norte.

Os estudantes são de todas as regiões do Estado e vão cursar um semestre letivo, na modalidade high school, nos países citados. Ao todo, 126 vão para a Nova Zelândia e mais 55 vão para o Canadá.

De acordo com a superintendente do programa, Renata Serpa, a preparação dos alunos começa um ano antes do aluno ser sorteado. "O aluno precisa estar preparado na segunda língua. Então ele precisa se inscrever nos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação enquanto ele ainda está no 1º ano do Ensino Médio", diz. Para Renata, a seleção para o intercâmbio é bem intensa. "São aulas quatro vezes na semana, duas horas por dia, no contraturno das aulas", explica.

» TCE manda Secretaria de Educação suspender contrato para curso de idiomas
» Últimos preparativos para estudantes viajarem pelo "Ganhe o Mundo"

Ganhe o Mundo

O programa de intercâmio oferecido pelo Governdo do Estado oferece aos estudantes a oportunidade de cursar um semestre letivo em outro País, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas. A acomodação é na casa de uma família cadastrada anteriormente e oferece todos as refeições. O aluno também recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 719.

Criado em 2012 pelo então governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, o programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da Rede Estadual de Ensino aprenderem um segundo idioma. De 2012 a 2016, cerca de 5 mil estudantes já embarcaram para países como Argentina, Austrália, Chile, Espanha, Estados Unidos, canadá e Nova Zelândia.