SISTEMA PRISIONAL

Detentos fazem motim após morte de preso em Penitenciária de Itamaracá

Os detentos não querem permitir a retirada do corpo do preso, que teria morrido por causas naturais, pois querem denunciar falta de estrutura da penitenciária

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/01/2017 às 8:06
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

Atualizado às 14h45

Os internos da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, realizaram na manhã desta quarta-feira (25) um tumulto em protesto contra as condições da unidade. A informação foi confirmada pelo promotor da Vara de Execuções Penais, Marcellus Ugiette.

De acordo com o promotor, um reeducando morreu por volta das 4h dentro da unidade. A morte de Edson Ramos do Nascimento teria acontecido por causas naturais, mas ainda não há detalhes de como isso aconteceu. "Os presos entenderam que foi por falta de assistência e alguns presos, cerca de 300 a 400, se manifestaram pacificamente", contou o promotor. Confira a entrevista completa:

Os ressocializandos chegaram a se reunir em cima dos telhados da PAI, em volta do corpo de um interno, que morreu na madrugada de hoje, para denunciar irregularidades e maus tratos. Saiba mais na reportagem de Clarissa Siqueira:

O promotor da Vara de Execuções Penais Marcellus Ugiette esteve na unidade na manhã desta quarta. De acordo com ele, os detentos reinvindicavam melhores condições de saúde, além de reclamar da "favelização" da unidade. "Nós entramos e falamos com os presos. A unidade está calma agora".

O corpo do detento morto não apresenta marca de tiros ou violência e, segundo Marcellus Ugiette, a causa da morte por ter sido ingestão de drogas. A investigação sobre a causa real do óbito só será realizada após o corpo passar por perícia da Polícia Civil.

Reclamações

A família da vítima está a caminho da penitenciária de Itamaracá e os reeducandos não querem permitir a retirada do corpo até a chegada de jornalistas e do promotor Marcellus Ugiette. Segundo ele, os detentos querem expor a situação da Pai e denunciar irregularidades na penitenciária, como falta de medicamentos e de atendimento na enfermaria. A Pai tem capacidade para 600 detentos, mas abriga, atualmente, mais de 2.600 presos.

Resposta

Em nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou que foi registrado um princípio de tumulto na Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, em razão do óbito de um reeducando. A situação na unidade foi normalizada e o corpo seguirá para o Instituto de Medicina Legal. Um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu.