POLÍTICA

Água do Rio São Francisco deve chegar às casas pernambucanas neste ano

O presidente Michel Temer desembarcou no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, que fica em Floresta, no Sertão, e garantiu a chegada da água.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/01/2017 às 15:05
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

A água do Rio São Francisco deve chegar nas torneiras de pernambucanos e paraibanos até o fim do ano. Foi o que garantiu o presidente Michel Temer (PMDB) nesta segunda-feira (30), durante a segunda visita dele a Pernambuco desde que assumiu a Presidência da República. O presidente desembarcou de helicóptero na terceira estação de bombeamento (EBV-3) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que fica em Floresta, no Sertão pernambucano, ao lado de uma comitiva, integrada pelo ministro Helder Barbalho (PMDB), da Integração Nacional, e pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Depois de acionar a bomba e ver a água subir mais de dois metros, seguindo até a cidade de Custódia, no Sertão pernambucano, Temer garantiu que a água chegará nas cidades paraibanas de Monteiro e Campina Grande, no Agreste paraibano, até a primeira semana de março, concluindo o eixo leste da transposição. Em entrevista coletiva, o presidente ainda falou sobre o eixo norte da obra. Confira abaixo na íntegra:

Ramal do Agreste

Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

Na inauguração da EBV-3, foi assinada a ordem de serviço do Projeto do Ramal do Agreste, obra que vai levar água do Rio São Francisco, captada pela transposição, até outros 72 municípios pernambucanos, beneficiando mais de dois milhões de habitantes. Também participaram da solenidade os ministros pernambucanos Bruno Araújo (PSDB), das Cidades, Mendonça Filho (DEM), da Educação, e Fernando Bezerra Filho (PSB), de Minas e Energia.

O Ramal do Agreste deve custar aos cofres públicos mais de R$ 40 milhões, inicialmente, e a previsão para o início das obras é de 36 meses. Já o custo total do projeto é de R$ 1,2 bilhão. De Floresta, no Sertão pernambucano, o presidente seguiu para o município de Serra Talhada, também no Sertão, onde acompanhou a inauguração de um Instituto de Ciência e Educação. Após, Temer retorna para Brasília.

Ouça abaixo a reportagem completa de Clarissa Siqueira, da Rádio Jornal: