TRANSPORTE

Taxistas fazem passeata no Recife contra funcionamento do Uber

Categoria afirma que promotor proibiu carreatas durante protestos. Taxistas temem aumento da violência em briga contra motoristas do Uber

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/01/2017 às 10:16
Foto: Suelen Fernandes/Rádio Jornal


Taxistas protestam contra o funcionamento do aplicativo de caronas pagar Uber na Avenida Conde da Boa Vista, área acentral do Recife, na manhã desta segunda-feira (30). O grupo pretende se dirigir até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, para cobrar medidas que vão de encontro ao funcionamento do Uber no Estado.

A Polícia Militar acompanha a passeata e estima que, pelo menos, 200 pessoas participam do ato. Saiba mais na reportagem de Suelen Fernandes:

Antes de sair em passeata, o grupo se concentrava na Praça do Derby com carros de som, apitos, faixas e até um caixão simbolizando a "morte dos taxistas". De acordo com o taxistas e diretor das coorperativas de táxis que operam nos shoppings, Welington Lima, a categoria está sendo ameaçada. "A lei só existe para o legal, para o ilegal não existe fiscalização. A gente está fazendo uma passeata pacífica para que o governo do estado e a prefeitura tentem resolver isso aí, por que se não resolver, eu garanto a você, vai ter morte", diz. "A briga está grande. Os motoristas do Uber andam armados, portam tacos de beisebol ameaçando a categoria. Até quando a gente vai ter que aguentar isso", desabafa.

De acordo com Welington, o promotor Humberto Graça proibiu qualquer mobilização dos taxistas. "O promotor diz que, se a gente for pego [fazendo protesto], vai perder a concessão. Então promotor, venha pra rua para ver o que a categoria está acontecendo, o que a categoria está sofrendo", diz.

Outro problema destacado pelo taxista é a falta de monitoramento sobre os motoristas do Uber. "Nós somos 6.125 e ninguém sabe a quantidade do Uber. Tem motorista trabalhando até com pulseira de presidiário e vocês vejam as reclamações que estão hoje nas redes sociais", afirma.

Tumulto

Um princípio de confusão entre os motoristas que passam na via local e os taxistas foi registrado no início da manhã. A polícia militar está no local.