INSEGURANÇA

Saiba como evitar cair em golpe praticado em corridas por aplicativos

Segundo a polícia, mais de 30 pessoas foram vítimas do motorista Sérgio Simões, 23, que utilizava os aplicativos Easy Taxi e Uber para aplicar os golpes.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 31/01/2017 às 17:28
Máquina portátil de cartão de crédito utilizada para aplicar os golpes | Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

Suspeito de praticar golpes em corridas realizadas por meio dos aplicativos de transporte para smartphones Easy Taxi e Uber, o motorista Sérgio Diogo da Silva Simões, de 23 anos, foi preso no último dia 24 pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), responsável pela investigação, mas liberado logo em seguida porque não houve flagrante delito. De acordo com informações da PCPE, mais de 30 pessoas foram vítimas desse mesmo condutor, que já tinha passagem pela polícia em 2014.

Em entrevista à Rádio Jornal, o titular da delegacia do Cordeiro, João Gustavo Godoy, afirmou que outros suspeitos estão sendo investigados e alertou sobre o que os usuários podem fazer para não cair nesse tipo de golpe. Ouça o depoimento do delegado abaixo, na reportagem de Marcela Maranhão:

Máquina portátil de cartão de crédito

Segundo a PCPE, os suspeitos costumam cobrar um valor muito acima do que é cobrado pelo aplicativo, usando uma máquina portátil de cartão de crédito. Nessa máquina, o motorista digita um valor diferente antes de iniciar a corrida e, no momento do pagamento, com o visor da máquina coberto por um papel, o suspeito mostra ao cliente apenas o valor indicado pelo aplicativo na tela do smartphone.

Acreditando no motorista, muitos clientes passaram o cartão nessas máquinas e somente depois se certificaram de que o valor cobrado era muito mais alto, podendo chegar até R$ 3 mil. Ainda conforme a polícia, Sérgio Diogo da Silva Simões conseguiu arrecadar cerca de R$ 40 mil com o novo golpe.