CULTURA

Vinte anos sem Chico Science, ícone do manguebeat

Em 2 de fevereiro de 1997, morria Francisco de Assis França, o eterno Chico Science, cantor, compositor e um dos fundadores da cultura manguebeat.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/02/2017 às 13:08
Foto: Divulgação

Há exatos 20 anos morria Francisco de Assis França Caldas Brandão, o eterno Chico Science, em um trágico acidente de carro ocorrido no Complexo do Salgadinho, na divisa entre as cidades de Recife e Olinda. Um dos principais fundadores e ícone do movimento manguebeat, o homem-caranguejo deixou uma legião de fãs por todo o País e pelo mundo, aos 30 anos. Dono de uma criatividade singular e ser à frente do seu tempo, Chico se despediu da música deixando um acervo original e reflexivo que transformou a cena cultural brasileira, ao misturar ritmos regionais, como a ciranda e o maracatu, com influências do hip hop, soul e funk, na banda Nação Zumbi.

A partir do manifesto "Caranguejos com cérebro", escrito em julho de 1992 pelo jornalista e músico pernambucano Fred Zero Quatro, fundador da banda Mundo Livre S/A, o primeiro álbum Da Lama ao Caos projetou a Nação Zumbi no Brasil. Já o segundo álbum Afrocibederlia levou a banda a se apresentar pela Europa e Estados Unidos. Em seus dois trabalhos, Chico Science se reinventou sem perder suas raízes, questionando e propondo uma mudança econômica e cultural do Recife através de uma linguagem crítica.

Apesar de ter passado boa parte de sua carreira em São Paulo, Chico nunca deixou de sentir falta do Recife e de sentir a necessidade de voltar para o seu berço cultural para compor e escrever. “Recife é um centro de energia muito grande. Foi o lugar onde nós conectamos essa coisa da antena parabólica fincada na lama. É lá onde está essa vibração da criação. Faz falta para mim”, declarou o cantor, em entrevista ao programa Toda Música.

Relembre o depoimento do homem-caranguejo abaixo, na reportagem de Ismaela Silva, da Rádio Jornal:

Evento gratuito

Em memória dos 20 anos sem o artista completados nesta quinta-feira (2), o Memorial Chico Science, localizado no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, promove uma programação especial ao longo do dia. As atividades acontecem das 9h às 17h, com exibição de filmes sem intervalos nas duas salas de audiovisual do local.

As sessões contam com a exibição do documentário “Chico Science - Caranguejo Elétrico”, de José Eduardo Migliolia, e do curta que traz uma animação baseada em histórias em quadrinhos que influenciaram a carreira do compositor. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, mostra como a ideologia do pernambucano influenciou gerações e como sua importância para o cenário musical só cresce conforme o passar do tempo.