PREVENÇÃO

Americanos aplicam pesquisa contra o Aedes aegypti no Recife

Americanos da Jhons Hopkins University fecharam uma parceria com a UFPE e a PCR, e vão aplicar testes com um equipamento que atua na captura de ovos do mosquito

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/02/2017 às 15:11
Foto: Fabio Lôbo/JC Imagem


A capital pernambucana será berço de uma pesquisa de monitoramento em tempo real do mosquito do Aedes aegypti, causador da dengue, chikungyia e zika. Americanos da Jhons Hopkins University fecharam uma parceria com a UFPE e a Prefeitura do Recife, em que vão aplicar testes com o vectorweb, um equipamento semelhante as ovitrampas tradicionais, que atuam na captura de ovos do mosquito.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Vânia Nunes, coordenadora da Vigilância Ambiental do Recife, afirma que armadilha se junta ao modelo de monitoramento das fases do vetor já aplicados. “É uma inovação na área de monitoramento, onde ele prepõe tornar os resultados mais ágeis”, revela.

Aplicação do projeto

O teste efetivo só deverá chegar em 6 meses, quando os protótipos serão instalados nas primeiras moradias e em um ano, atuarão em larga escala. A expectativa é de que a tecnologia seja utilizada em nível mundial.

A escolha de Recife, em específico, se deu pela parceria com a UFPE, a epidemia das arboviroses e o grande impacto que causou nas comunidades. O professor e diretor da Jhons Hopkins University, Soumya Acharya, fala sobre a importância da identificação e prevenção de surtos com o uso de tecnologia. “O que eles estão tentando implantar aqui, é que este equipamento ultrapassado seja substituído pelo novo que fornece informações em tempo real para o sistema de saúde, permitindo o combate e prevenção mais eficiente".