PROTESTO

Rodoviários vão às ruas pela manutenção do emprego dos cobradores

Passeata está prevista para a manhã desta quinta-feira (23)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 22/02/2017 às 7:49


O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco anunciou uma passeata para esta quinta-feira (23), cuja principal pauta é protestar contra a extinção da função dos cobradores nos ônibus. Polêmica, a medida, de acordo com as empresas de transporte urbano, serviria para implementar o uso exclusivo do cartão eletrônico VEM, supostamente dimiuindo o número de assaltos aos coletivos.

» "Ladrão de ônibus quer apenas dinheiro do cobrador", diz presidente da Urbana-PE
» Quatro linhas de ônibus passam a operar sem cobrador a partir de março
» Obrigatoriedade do VEM e extinção do cobrador divide passageiros de Abreu e Lima

De acordo com o presidente do sindicato, Benilson Custódio, a concentração do protesto acontece às 9h na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, centro do Recife. A passeata segue, então, pela Avenida Conde da Boa Vista, em direção à Ponte Duarte Coelho.

Em entrevista à Rádio Jornal, Benilson declarou que os empresários prometeram o remanejamento dos cobradores das linhas que passaram a operar apenas com o cartão VEM para outras funções, mas isso não aconteceu. "A gente vai insistir que os cobradores serem retirados dos seus postos de trabalho não vai aumentar de maneira nenhuma a segurança que tá faltando para todos da população, principalmente a população cobradora", resumiu.

Durante a concentração do ato, uma assembleia deve ser realizada pelos rodoviários para discutir a possibilidade de paralisação. Confira a fala completa do presidente do sindicato abaixo:

Relembre


No início do mês de janeiro deste ano, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, argumentou que a solução para a insegurança no transporte público seria apenas retirar o dinheiro dos caixas dos coletivos. "Para ter segurança no ônibus, na minha avaliação, você tem que tirar o dinheiro a bordo, tem que usar o cartão, para diminuir sensivelmente a procura de marginais pelo ônibus", declarou. A fala foi bastante criticada pelos usuários de transportes coletivos.

De 2015 ao início de 2017, as linhas TI Camaragibe/TI Macaxeira, TI Tancredo Neves/TI Macaxeira, TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, CDU/Boa Viagem/Caxangá e TI Cabo/TI Cajueiro Seco já funcionam sem a função do cobrador. A partir do dia 12 de março, mais quatro linhas de ônibus vão ter a medida adotada: Loteamento Jiquiá/TI Santa Lucia, Jardim Uchôa, Pacheco (Floresta), San Martin (Largo da Paz), CDU/Torrões (San Martin) e Sítio Novo (Av. Norte).