METEOROLOGIA

População de Olinda sofre com alagamentos nos dias de chuvas fortes

Com as fortes chuvas das últimas horas, nesta terça-feira (9), vários pontos da cidade registraram cenários de caos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/05/2017 às 14:30

Imagem

No dia 09 de maio de 2016, há exatamente um ano, os moradores de Jardim Fragoso, em Olinda, perderam grande parte dos bens materiais, após fortes chuvas causarem uma enchente no canal do fragoso. A água chegou aos dois metros de altura e até hoje as marcas da água estão nas paredes das casas dos moradores. A prefeitura fez uma desobstrução do canal, mas a população ainda sente os transtornos quando chove.

Um ano depois, o cenário não é muito diferente. Com as fortes chuvas das últimas horas, nesta terça-feira (9) a lama ainda tomava conta da via que não tem calçamento, e onde transitam carros, bicicletas e pedestres, que precisam desviar dos veículos para não causar acidente.

O trecho, que está em obra há três anos, alaga quando chove e prejudica a população. Um campo de futebol localizado ao lado do canal, por exemplo, fica coberto de água. O comércio chega a fechar e os proprietários, como a dona Marluce Iraci, saem no prejuízo.

A população que mora em frente ao Canal do Matadouro, está mais aliviada depois que o canal foi desobstruído, pois mesmo com fortes chuvas, o canal não transbordou. A operadora de cobrança, Marta Tereza, diz que a situação no local está melhor, mas ainda é difícil se locomover com os alagamentos causados pelas chuvas.

Confira os detalhes na reportagem de Jessica Lima:

Nota da Prefeitura de Olinda

Em nota, a Prefeitura de Olinda afirma que está sendo feita a desobstrução nos trechos 1, que vai de Jardim Atlântico a Rio Doce, e 2, da PE-15 a Jardim Atlântico. Ainda segundo a prefeitura, um grande mutirão de limpeza foi finalizado em toda extensão do canal, removendo grande quantidade de lixo.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um novo alerta de chuva válido para as próximas 24 horas.