MEDO

Meninas são maioria entre crianças e adolescentes desaparecidos

Uma cartilha foi lançada nesta quinta-feira (25), Dia Internacional da Criança Desaparecida, para orientar sobre o assunto

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/05/2017 às 15:14

Imagem

Ao todo, 1.104 crianças e adolescentes desapareceram ano passado em Pernambuco, a maioria meninas. A média é de três desaparecimentos por dia no Estado, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Para tentar diminuir esse dado, uma cartilha foi lançada nesta quinta-feira (25), Dia Internacional da Criança Desaparecida, com orientações para os pais e responsáveis.

Nela, por exemplo, são apontados comportamentos indicativos de que criança pretende fugir ou os cuidados essenciais com os meninos e meninas nas ruas. Segundo o gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Darlison Macedo, o material também orienta como as pessoas devem procurar a polícia assim que a criança desaparece.

"Não é preciso esperar horas para acionar a polícia quando uma criança desaparece. A orientação é ir imediatamente para uma delegacia mais próxima, com uma foto recente da criança, que vamos começar a procura. Quanto mais informações sobre a criança, como ela estava vestida, onde foi vista pela última vez, tudo isso ajuda", Darlison Macedo, delegado.

A repórter Clarissa Siqueira tem mais detalhes:

Ação do Corpo de Bombeiros conscientiza

Para marcar a data, o Corpo de Bombeiros realizou uma ação de orientação as crianças na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Meninos e meninas, da Escola Municipal do Coque participaram da iniciativa.

Mães e parentes de crianças desaparecidas em Pernambuco também foram ao local para pedir agilidade nas investigações e relembrar os casos de desaparecimentos no estado.

A camareira Domícia Damiana levou cartazes da neta, Kamilly Rodrigues, desaparecida há seis anos. A menina sumiu no bairro de Candeiras, em Jaboatão dos Guararapes, depois que o marido da avó disse que ia dar o almoço à menina. “Eu tenho muito muita fé que um dia a gente vai ter a resposta”, desabafou a mulher.

A cartilha está disponível no site da Secretaria de Defesa Social, www.sds.pe.gov.br.