FORTES CHUVAS

Paulo Câmara quer cartão reforma para vítimas das enchentes

Governador quer rapidez no envio de recursos para ajudar na preparação para chuvas de 2018. Paulo Câmara diz que as chuvas devem seguir até quinta

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/05/2017 às 9:04

Imagem

Em entrevista exclusiva à Rádio Jornal na manhã desta segunda-feira (29), o governador Paulo Câmara falou sobre as ações para socorrer as cidades mais atingidas pelas fortes chuvas do fim de semana. Ele pede agilidade no envio dos recursos por parte do Governo Federal e sugere a liberação do cartão reforma para as vítimas das enchentes. "Com agilidade nos recursos, nos preparamos para as chuvas de 2018", afirmou.

O governador se prepara para realizar agora de manhã visitas a três cidades devastadas pelas chuvas: Palmares, Barreiros e Belém de Maria, todas na Zona da Mata Sul. "As chuvas foram muito fortes, vamos acompanhar 'in loco' a situação", afirmou. Paulo Câmara disse que já estão sendo instalados escritórios nos 14 municípios que decretaram estado de calamidade pública. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o estado tem cerca de 35 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

[GALERIA]

As prioridades agora são na reconstrução das áreas mais atingidas, limpeza das vias públicas e atendimento à população. Estão envolvidas equipes do Corpo de Bombeiros, Secretarias estaduais de Saúde e Habitação, além do DER e da Compesa.

As comparações com a tragédia de 2010

Para o governador, o plano prioritário é restabelecer a normalidade. Ele relembrou a Operação Reconstrução realizada há sete anos após as chuvas que devastaram Palmares e cidades próximas: "Pernambuco fez tudo pra evitar novas tragédias. Eram cinco barragens prometidas, uma foi construída (Serro Azul) e evitou o pior", disse. No entanto, as outras barragens estão com conclusão em torno de 20 a 40%.

Governo Federal vai emprestar R$ 600 milhões para obras em PE
Após chuvas, Raquel Lyra decreta situação de emergência em Caruaru
Chuva perde força, mas ainda atinge RMR e Zona da Mata nesta segunda

O Governo do Estado está pedindo R$ 300 milhões e quer dar como contrapartida recursos de um empréstimo de 600 milhões de reais que já foram autorizados pelo Ministério da Fazenda: "Precisamos de agilidade. Desta vez não houve destruição das casas, mas do que tem dentro das casas", afirmou. Seguindo essa lógica, o governador pernambucano sugere que o Governo Federal autorize o uso do cartão reforma para vítimas das enchentes.

Medidas emergenciais

Equipes formadas por engenheiros e assistentes sociais vão nesta segunda-feira (29) até cidades da Zona da Mata Sul para analisar os estragos causados pelas chuvas. De acordo com o secretário de Habitação, Bruno Lisboa, serão visitados 13 municípios da região para prestar apoio a população. “A gente vai, juntamente com a Codecipe, fazer uma análise para ver as medidas que precisam ser tomadas já que foi muita água e muitos”, diz.