RELIGIÃO

Católicos se reúnem no Recife para celebrar o dia de Santo Antônio

Patrono e co-padroeiro do Recife, Santo Antônio é considerado o padroeiro dos pobres, dos enfermos, da família e do casamento

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/06/2017 às 10:06

Imagem

Nesta terça-feira (13), a Igreja Católica comemora. Patrono do Recife, Santo Antônio é considerado o padroeiro dos pobres, dos enfermos, da família e do casamento. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

No Convento de Santo Antônio, no centro do Recife, fiéis católicos se reúnem para receber a benção dos pães e dos lírios. A festa começou com missa festiva às 6h, Às 8h e às 10h.

A programação oferece ainda hoje celebrações festivas às 12h e às 16h, essa última será comandada pelo Frei João Amilton dos Santos e seguida de procissão que ganhará as ruas do centro do cidade. Às 15h, o Convento oferece Benção das Crianças e dos Lírios.

» Programação religiosa celebra dia de Santo Antônio em Garanhuns

Quem foi Santo Antônio?

Português de nascimento, Santo Antônio foi batizado de Fernando de Bulhões quando criança. Ele era de uma família rica, mas se dedicou a evangelização através da Ordem Franciscana.

Quando ordenado, Fernando escolheu Antônio como nome. Ele foi considerado Santo pelo Vaticano menos de um ano da morte, em 1231, na cidade de Pádua, na Itália. Santo Antônio é padroeiro do Estado de Pernambuco, da cidade do Recife e da Arquidiocese de Olinda e Recife. Ele é um dos santos mais populares do catolicismo, com uma numerosa gama de títulos e homenagens.

Santo Casamenteiro

Na cultura popular é apontado como o santo casamenteiro, protetor das crianças, das famílias e das coisas perdidas. Na Região Metropolitana do Recife, duas comemorações se destacam quando o assunto é a festa de Santo Antônio.

Tudo é história

Você sabia que Santo Antônio é, até hoje, um dos vereadores de Igarassu? Conheça a história de Santo Antônio e sua ligação com Pernambuco e o Recife.