RECIFE

Denúncia: Hospital Veterinário já está sem material para esterilização

Hospital Veterinário foi inaugurado há uma semana. A falta do material fez cirurgias de castração serem canceladas, sem previsão de reagendamento

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 16/06/2017 às 8:53

Imagem

Após a polêmica causada por um vídeo onde uma cadela, sem atendimento, aparece morta em frente ao recém-inaugurado Hospital Veterinário do Recife (HVR), pacientes que tinham cirurgias de castração marcadas para esta sexta-feira (16) tiveram as intervenções canceladas. O motivo é a falta de material para esterilização dos instrumentos utilizados no bloco cirúrgico.

Um dos animais que terá de aguardar por uma nova data para a castração é o vira-lata Chocolate, de dois anos de idade. A dona dele, a protetora animal Sandra Araújo, afirma que recebeu uma ligação na última quinta-feira (15) informando o cancelamento da operação por falta de estrutura. "O hospital me ligou dizendo que a castração não poderia ser realizada amanhã (hoje) porque não havia material de esterilização", disse, completando que a nova data para a intervenção não foi confirmada pela funcionária que fez o telefonema.

» Hospital Veterinário teve o dobro da procura esperada, diz secretário sobre denúncias

Ainda de acordo com Araújo, a operação estava agendada desde o dia 1º de junho. "Eu havia marcado para que a castração ocorresse no Centro de Vigilância Ambiental (em Peixinhos), mas com a inauguração do hospital, as operações foram transferidas para lá". "Inauguraram um hospital sem condições de prestar os serviços divulgados. Como um hospital recém-inaugurado, em seu quarto dia de funcionamento, não tem material para esterilização?", questionou a protetora, que aguarda o reagendamento da castração para o cão.

» "É para quem não pode pagar", diz prefeito sobre hospital veterinário
» Hospital Veterinário do Recife inicia atendimento a cães e gatos

Outra protetora animal, Sandra Laurentino também ficou decepcionada com o adiamento da castração de uma cadela de dois anos, resgatada da rua, e que faria o procedimento para evitar a reprodução, na quinta-feira. Para ela, o hospital alegou que o feriado de Corpus Christi impediria a realização da operação. “Eu não acredito que foi por conta do feriado. Outros colegas protetores receberam ligações cancelando as cirurgias dizendo que era por falta de material para esterilização”, disse Laurentino. “Fico muito triste. Resgatamos a cadelinha e conseguimos uma pessoa para ficar com ela, mas prometemos que a entregaríamos castrada, para evitar que ela tenha filhotes com os outros cachorros da nova dona. É complicado”, concluiu.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura do Recife afirmou que foi um caso pontual e afirmou que as cirurgias não foram canceladas e sim adiadas. O que causou o adiamento foi um problema na resistência da estufa, aparelho que serve para esterilizar os materiais utilizados na castração, e que já foi resolvido. Ainda segundo a prefeitura, as cirurgias adiadas foram transferidas para o próximo dia útil, no caso esta segunda-feira (19).

Morte sem socorro

Na última terça-feira (13), uma cadela morreu em frente ao HVR, após ter o socorro negado. Um vídeo que mostra a cena de um menino chorando pela morte do animal comoveu internautas nas redes sociais. Nas imagens, outro cachorro aparece convulsionando na porta da unidade de saúde e, em outro momento, o dono de um gato também reclama que não foi atendido. No mesmo dia, a dona de uma poodle de 11 anos que passava mal, sangrando e vomitando, também denunciou a falta de atendimento no hospital que estava aberto ao público há apenas dois dias.

Investigação do MPPE

Inconformados com a morte da cadela em frente ao hospital e preocupados com as denúncias de falta de atendimento na emergência da unidade veterinária, ativistas da causa animal devem acionar o Ministério Público de Pernambuco para que o órgão investigue as condições do local. As investigações devem ficar sob responsabilidade do promotor Ricardo Coelho.

Manifestação

Após a veiculação das imagens que mostram a porta do HVR fechada, enquanto animais aguardam atendimento, uma manifestação foi convocada por protetores da causa animal, para protestar contra as más condições de atendimento do hospital que acabou de ser inaugurado. “Vamos nos reunir para reivindicar o que nos prometeram e estão fazendo ao contrário”, disse Sandra Laurentino. A manifestação está marcada para a próxima terça-feira (20) em frente ao hospital.

Hospital

Imagem

Após mais de dois anos de atraso, o Hospital Veterinário do Recife, que era uma promessa de campanha da primeira gestão do prefeito Geraldo Júlio, foi inaugurado na semana passada. A unidade veterinária fica localizada no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e a promessa era realizar 2,2 mil atendimentos mensais. A obra custou R$ 1,5 milhão aos cofres do município.