SAÚDE

"Fogueira mata", diz pneumologista sobre tradição das festas juninas

O pneumologista Blancard Torres alerta para os problemas causados pela fogueira de São João e apela para o bom senso

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/06/2017 às 10:20

Imagem

O São João é uma época bastante aguardada pelas pessoas que gostam de forró e das comidas típicas da época. Já para as pessoas com problemas respiratórios o período junino é um martírio. Isso por causa da fumaça causada pelas fogueiras.

O médico pneumologista Blancard Torres alerta para o aumento de internamentos em função da inalação da poeira proveniente da queima de materiais como a madeira. “Quando ascendem essas fogueiras, quem está por perto não têm como escapar, essa fumaça é volátil e existem pessoas muito suscetíveis”, explica. Ouça a entrevista:

Tradição questionável

De acordo com o médico, o número de mortes em decorrência de problemas respiratórios é excedente. “Vamos para uma guerra agora e teremos muitos casos de pessoas que precisam se internar”, diz.

Para o pneumologista Blancard Torres a queima de fogueira deveria ser revista pela sociedade. “Existe uma negligencia dos setores que deveriam cuidar do meio ambiente e as pessoas acham que não tem poder de pedir uma petição para que façam alguma coisa nesse sentido”, completa.