NUTRIÇÃO

"Comer pouco é a regra", alerta nutricionista sobre comidas típicas

De acordo com a nutricionista Juliana Reis, a tradicional espiga de milho é uma das poucas opções saudáveis entre as delícias juninas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/06/2017 às 19:26

Imagem

Durante os festejos juninos, é comum encontrar nas mesas das famílias pernambucanas comidas típicas à base de milho como a canjica, a pamonha e o bolo. A maioria dessas delícias, no entanto, tem entre os ingredientes o açúcar e o leite de coco, que deixam as comidas mais calóricas e gordurosas.

Informações importantes sobre esses alimentos foram trazidas, neste domingo (25), pela nutricionista Juliana Reis, que bateu um papo com o comunicador Paulo Roberto. A espiga de milho, segundo ela, é uma das poucas opções saudáveis dentre as comidas de São João. Ouça a entrevista, na íntegra:

Por causa de ingredientes como o leite de coco e o açúcar cristal no preparo de alguns desses alimentos, é preciso evitá-los. Para quem não quer abrir mão da comida típica favorita, a nutricionista aconselha que seja feita apenas uma refeição livre, na qual pode ser consumido um alimento mais gorduroso e calórico como a pamonha, por exemplo.

Àqueles que preferem experimentar mais de um alimento, a especialista orienta a tirar um pequeno pedaço de cada. Se escolher apenas uma comida, pode comer em maior quantidade: uma pamonha inteira, uma fatia de bolo ou uma porção individual de canjica. Comer pouco, quem sofrem com o diabetes ou têm o colesterol alterado.