entrevista

Mendonça Filho diz que disputa de PMDB e DEM por deputados do PSB é mal entendido

Mendonça Filho concedeu entrevista à Rádio Jornal e falou sobre a polêmica que envolve os dois partidos numa possível disputa por dissidentes do PSB

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/07/2017 às 11:25
Leitura:

Imagem

O ministro da educação Mendonça Filho (DEM-PE) afirmou que a disputa por deputados insatisfeitos do PSB por sua sigla e o PMDB não passa de um mau entendido que já foi esclarecido. A declaração foi dada em entrevista ao comunicador Geraldo Freire na manhã desta quarta-feira (19). Cerca de 10 parlamentares dissidentes do partido socialista participaram de reuniões separadas com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o presidente da república Michel Temer (PMDB).

Confira a entrevista na íntegra:

As conversas do grupo de socialistas com o presidente Michel Temer foram confirmadas por Mendonça, que fez questão de evitar a polêmica. "Houve uma conversa com o presidente, mas dizia respeito a como o Governo Federal poderia inserir os dissidentes do PSB na gestão de Temer, mas se relatou ao presidente que havia a possibilidade de migração para o DEM. Temer elogiou esta alternativa, mas disse que se houver algum problema, o PMDB estaria de portas abertas. Foi a partir dessa frase que gerou uma polêmica. Esse assunto foi totalmente esclarecido".

O encontro com o grupo de parlamentares foi realizado na casa de Rodrigo Maia, e Mendonça admitiu a possibilidade do DEM em agregar ao menos uma parte dos insatisfeitos. "A discussão é antiga envolvendo o racha do PSB, que já é conhecida daqueles que acompanha a política brasileira. É um segmento de 10 a 15 parlamentares insatisfeitos, o que gerou uma oportunidade para Democratas agregar ou a totalidade ou parte desses políticos, mas nada definido."

Ainda em relação a reunião, o ministro garantiu que o principal assunto foi a agenda do legislativo. "Foi uma conversa muito fluída, e todos convergiram numa discussão entorno dos avanços que são necessários para o País. Se debateu sobre a reforma tributária, mudanças nos planos de saúde e outros assuntos. Foi muito mais um debate sobra a agende do legislativo do que uma revisão sobre a polêmica entorno dos dissidentes do PSB".

Maia de férias

A visita de Rodrigo Maia à Pernambuco também foi questionada a Mendonça. O ministro afirmou que presidente da Câmara vai tirar férias, e por isso não deve cumprir a agenda. "Com relação a ida de Rodrigo Maia para Pernambuco, numa agenda montada por Bruno Araújo, creio que ele não irá. A partir dessa semana ele deve tirar oito dias de descanso, com isso não poderá atender a viagem".

Fernando Bezerra Coelho

O senador Fernando Bezerra Coelho também foi pauta da entrevista. Mendonça Filho evitou falar pelo pernambucano, e acredita na autonomia política. "Não posso falar pelo Fernando Bezerra Coelho. Cada um tem sua independência política para decidir o seu caminho e de que forma vai se colocar no cenário partidário. Não tenho condição de colocar qualquer coisa em relação a isso".

O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) também concedeu entrevista à Rádio Jornal nesta manhã, e disse acreditar na permanência de Fernando Bezerra Coelho.

Mais Lidas