SERVIÇO

Conexão Comunidade leva ações de cidadania para moradores do Pina e Brasília Teimosa

Ação conjunta do Instituto JCPM de Compromisso Social e do RioMar realiza serviços como exame preventivo, oftalmológico, teste de função pulmonar e mais

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 22/09/2017 às 11:25

Imagem

Mamografia, exame preventivo, oftalmológico, teste de função pulmonar, emissão de documentos como CPF, Carteira de Trabalho e de Identidade, orientação jurídica e financeira, mediação de conflitos, alistamento e orientações para reservistas, são alguns dos serviços que serão oferecidos aos moradores do Pina e de Brasília Teimosa dentro do Conexão Comunidade, nesta sexta-feira (22).

O evento de cidadania, que começou às 8h e vai até às 17h, é uma ação conjunta do Instituto JCPM de Compromisso Social e do RioMar, com apoio de parceiros públicos e privados. A estimativa deste ano, quando acontecerá a 3ª edição, é realizar cerca de 4 mil atendimentos.

O Conexão é realizado no estacionamento externo do shopping, em uma área de cinco mil metros quadrados com toda estrutura necessária para exames e atendimentos de orientação. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos de atendimento. Além de ser morador do Pina e de Brasília Teimosa, alguns serviços demandam a apresentação de documentos específicos, tais como Cartão do SUS, CPF e comprovante de residência para exame citopatológico, por exemplo.

Saiba mais sobre o Conexão Comunidade

Para realizar teste rápido de HIV é preciso ter mais de 14 anos e estar com a carteira da identidade; para retirar o CPF é necessário ter Certidão de Nascimento e documentação dos pais, para quem é menor de idade, e Certidão de Nascimento e documento com foto para maiores de idade. A Celpe estará com o programa Vale Luz, onde resíduos sólidos são trocados por descontos na conta de energia. Serão aceitos: papéis e papelão, plásticos e metal. Para ter acesso ao programa, é preciso levar a conta de energia original, e documentos pessoais (RG e CPF).

Alguns serviços são limitados. Para aplicação de flúor na parte de odontologia, por exemplo, serão 300 pessoas beneficiadas; para exames preventivos serão, inicialmente, 100 mulheres atendidas. Na área de saúde, estima-se quase 800 atendimentos. Os demais são nas áreas de cidadania e sustentabilidade.

O Instituto Fecomércio, que participa da ação, irá levar ações do Sistema S, como Oficina de Teatro, orientação odontológica, através do Sesc, e orientações para microempreendedor com o atendimento do Sebrae. Entre os parceiros privados estão Facipe, Celpe, Diagmax, Lacen. Entre os públicos, participam da iniciativa: Compesa, Prefeitura do Recife e Governo do Estado, Ministério do Trabalho, Junta Militar, UFPE, Fundação Altino Ventura. Mais informações sobre a ação, o morador pode ter no telefone (81) 3878 0001.