RELIGIOSIDADE

Milhares de fiéis sobem o Morro da Conceição para homenagear a santa

Nesta sexta-feira (08), a procissão de Nossa Senhora da Conceição, ponto alto da celebração, tem saída às 15h do Forte do Brum

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/12/2017 às 2:50

Imagem

Devotos de Nossa Senhora da Conceição se mobilizam para o momento de destaque da 113ª festa em homenagem a santa. São esperadas cerca de 300 mil pessoas para a procissão que ocorre às 15h desta sexta-feira (08). O trajeto tem aproximadamente 7,5 quilômetros. Os fiéis saem do Forte do Brum, no Bairro do Recife até o Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da capital pernambucana."A gente vê nesse povo imenso, que se reúne ao redor de Nossa Senhora da Conceição, um povo que vem em busca de algo mais na sua vida", destaca o padre José Ulysses da Silva, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que organiza a caminhada.

Confira mais detalhes com o repórter Thales Kírion:

Quatro trios elétricos integram a caminhada. Durante o percurso será conduzido um andor com a imagem da santa. Na praça da comunidade, após a chegada dos fiéis, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebrará a missa campal.

Grande Recife reforça linhas para o último dia de festa

Ganharam reforço na frota de veículos nesta sexta-feira, 44 linhas de ônibus que circulam pelas proximidades do Morro da Conceição. No total, 1.040 viagens serão realizadas por 140 veículos. O terminal Integrado da Macaxeira funciona durante 24h deste a noite desta quinta-feira (7). Além das viagens extras, também foram implantadas paradas seletivas para atender melhor aos usuários.

Devido ao feriado, o comércio, bancos e repartições públicas funcionam em horário diferenciado ou não terão expediente nesta sexta-feira. O repórter Felipe Pessoa traz os detalhes sobre esse funcionamento.

Ouça na íntegra:

Véspera do Dia de Nossa Senhora da Conceição é bastante movimentada

Imagem

Na noite de ontem, famílias subiram o Morro da Conceição para pagar promessas, prestar homenagens, adquirir artigos religiosos e acompanhar as missas da virada. Milhares de pessoas tomaram conta do entorno do Santuário que leva o nome da santa. Devotos de várias localidades do estado vieram em busca de "renovação" como argumentou o padre José Ulysses. "Todo mundo que sobe o morro vem trazendo um certo cansaço, quem desce, desce aliviado e disposto a enfrentar a vida e tocar a sua missão em frente", reflete.

Confira mais detalhes com o repórter Thales Kírion:

Fiéis subiram o morro para pagar promessas