Política

Tribunal político mais adequado é o voto, diz nota do PSB sobre Lula

O partido se posicionou sobre o julgamento dos recursos do ex-presidente Lula no caso do triplex, que acontece nesta quarta-feira (24)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/01/2018 às 8:04

Imagem

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu nota nessa terça-feira (23) para comentar o julgamento dos recursos do ex-presidente Lula (PT) no caso do triplex do Guarujá, que acontece nesta quarta-feira (24), no TRF-4, em Porto Alegre. Na nota, o PSB alega que "o tribunal político mais adequado em uma democracia é o voto popular, em eleições livres".

Além disso, a legenda comenta a inabitual rapidez com que o processo vem tramitando: "Quanto a esse aspecto, notamos que a rapidez da Justiça é um direito que assiste a toda a população, mas superar, no caso específico, a morosidade habitual, terminou por criar um fato político".

O partido encerra a nota alegando que o País vai superar política em que está imerso através de uma solução política por meio das urnas, "respeitando de modo estrito a legalidade".

PT E PSB

O PSB fez parte da base aliada dos governos petistas desde o início do primeiro mandato do ex-presidente Lula e desfez a aliança no último ano do primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014. Naquele ano, o então presidente do partido e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, lançou-se candidato à Presidência. O socialista acabou morrendo no meio da campanha em decorrência de um desastre aéreo.

No lugar de Campos, a ex-senadora Marina Silva assumiu a cabeça da chapa, na qual figurava como vice.

A campanha presidencial polarizada e uma antiga rivalidade entre Dilma e Marina acirraram ainda mais os ânimos entre os partidos e, em 2015, o PSB começou a figurar na oposição, tendo papel de destaque no impeachment da ex-chefe do Executivo.

Leia a nota do PSB na íntegra:

Nota a Propósito do Julgamento do Ex-Presidente Lula - 23/01/2018

O Partido Socialista Brasileiro – PSB, como todas as demais forças políticas instituídas do País, vem sendo chamado a se manifestar sobre o julgamento do ex-presidente Lula, que ocorrerá no próximo dia 24/01.

Nesse contexto, há dois elementos que merecem destaque. Em primeiro lugar, verifica-se certa atipicidade na velocidade com que tramitou o processo em segunda instância.

Quanto a esse aspecto, notamos que a rapidez da Justiça é um direito que assiste a toda a população, mas superar, no caso específico, a morosidade habitual, terminou por criar um fato político.

Em segundo lugar, considera-se que o tribunal político mais adequado em uma democracia é o voto popular, em eleições livres — avaliação essa que é comum, no presente caso, à maioria das forças políticas responsáveis, independentemente de seu espectro ideológico.

Cabe observar, ainda, que uma solução política, por meio das urnas, que se viabilize respeitando de modo estrito a legalidade, é condição necessária para que o País supere a crise política que vivencia há pelo menos três anos.

Brasília-DF, 23 de janeiro de 2018.

CARLOS SIQUEIRA
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB