HABILITAÇÃO

CNH digital já está disponível para os motoristas pernambucanos

Para ter acesso à CNH digital o condutor deve se cadastrar no site do Denatran, em seguida ir ao Detran ou Ciretran para cadastrar e-mail e o telefone

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/01/2018 às 13:50

Imagem

Os motoristas de Pernambuco contam, a partir desta quinta-feira (25), com uma novidade. A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível no estado, o primeiro do Nordeste a contar com a nova tecnologia.

A CNH digital está disponível para titulares de carteiras emitidas a partir de 22 de maio do ano passado, quando começou a emissão dos documentos com o QR Code, que permite a leitura digital da carteira. Como já ocorre com a versão impressa, os agentes de trânsito podem consultar os dados do motorista por meio de um aplicativo de celular.

O presidente do Detran Pernambuco, Charles Ribeiro, explica o funcionamento da CNH digital. "No verso (da CNH digital) já tem o QR Code, ele simplesmente propicia que você possa baixar no site do Denataran um aplicativo que você se cadastra com seu PIN Code, um código de quatro números para que você possa ter a segurança de baixar no seu celular", disse.

O motorista que solicitar a emissão da primeira via ou renovar a CNH pode optar pela versão impressa, pela digital ou pelas duas, sem nenhum custo a mais.

Vale ressaltar que o documento tem o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

Confira os detalhes na reportagem de Felipe Pessoa:

Como conseguir

Para ter acesso ao documento eletrônico, o condutor deve se cadastrar no site do Denatran, no endereço portal servicos.denatran.serpro.gov.br. Depois de fazer o cadastro, o motorista deve ir a um dos postos de atendimento do Detran ou do Ciretran’s e cadastrar o e-mail e o telefone celular.

A CNH digital está disponível em doze estados brasileiros e no Distrito Federal. A previsão é de que, até o dia primeiro de fevereiro, o documento esteja disponível em todo o brasil.