EXPOSIÇÃO

Colônia Penal Feminina do Recife é tema de exposição fotográfica

“Ovelhas” é o primeiro trabalho individual da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia; a mostra acontece em João Pessoa – PB

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/01/2018 às 7:32

Imagem

As mulheres da colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) são tema da exposição Ovelhas, da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia. O dia a dia das reeducandas que vivem na penitenciária conhecida popularmente como Bom Pastor, é retratado na mostra exposta na Galeria Alexandre Filho, que fica Usina Cultural Energisa, em João Pessoa-PB até o próximo dia 18 de fevereiro.

Em sua primeira exposição individual a artista evidencia um olhar humano sobre essas mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de três anos de pesquisa a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado As Ovelhas, no ano de 2014. Na exposição Ovelhas, além das 24 fotos, o expectador também terá acesso a relatos em áudio de algumas dessas mulheres.

Ouça os detalhes na entrevista da fotógrafa para o programa Comando Geral Fim de Semana

“O ser feminino desempenha vários papéis sociais, como o de esposa, mãe, trabalhadora, cidadã, entre outros. Qualquer atitude que infrinja esses padrões sociais de comportamento e civis é condenada. Algumas mulheres quando decidem enveredar pelo mundo do crime acabam desafiando esses padrões de conduta moral, sendo assim desconfiguradas à condição social e moral de cidadã”, detalha a fotógrafa sobre sua experiência com as reeducandas.

Ovelhas

O nome Ovelhas é uma alusão a Bom Pastor, antigo nome da CPFR. Com curadoria do fotógrafo Elvio Luiz dos Santos, o acesso a é gratuito e as vistiações acontecem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h, sábados e domingos das 13h30 às 17h30. O acesso é gratuito. Como forma de alcance a toda sociedade, sem restrições, o projeto ainda conta com audiodescrição integral das imagens expostas na exposição, para o acesso dos deficientes visuais.

A exposição fotográfica Ovelhas conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e da Usina Cultural Energisa (Grupo Energisa).