ESCOLA DE SAMBA

Por apenas um décimo, Beija-Flor vence carnaval do Rio de Janeiro

A Beija-Flor desfilou com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/02/2018 às 17:37

Imagem

A Beija-Flor de Nilópolis foi a grande campeã das escolas de samba do Rio de Janeiro no carnaval 2018. A escola apresentou o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, baseado no livro de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley, que completou 200 anos.

Na obra, um cientista dá vida a uma criatura construída com partes de pessoas mortas, tornando-se uma figura feia. No desfile, a figura foi usada para críticas a problemas sociais como corrupção e desigualdades.

Em uma disputa apertada, a campeã ficou apenas um décimo à frente da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti, com o enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?".

A escola Tuiuti fez um desfile com forte crítica política, à escravidão do país e, um dos personagens mais fortes do desfile foi um carro que trouxe uma pessoa fantasiada de vampiro com as características do presidente Michel Temer.

As escolas de samba foram avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.