DESCASO

Pacientes do HC encaram longas filas para marcar consultas e exames

A alta demanda de pacientes tentando marcar uma consulta ou um exame no Hospital das Clínicas gerou muita confusão

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/03/2018 às 13:45

Imagem

A manhã desta quinta-feira (1º) começou agitada para centenas de pacientes que são acompanhadas mensalmente no Hospital das Clínicas, no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.

A reclamação é por conta do setor de marcação de consultas e exames. Por ser o primeiro dia do mês, muitos pacientes dizem ter sido informados sobre a necessidade de procurar o hospital neste primeiro dia de março para marcar a consulta.

A dona de casa Rosineide da Conceição saiu de casa ainda na madrugada. Às 11h30 ela ainda estava na fila aguardando ser chamada para agendar um exame de imagem.

A reclamação é geral e os pacientes afirmam que foram informados pelo próprio hospital que deveriam comparecer no primeiro dia do mês para fazer as marcações. Graziela Maria estava com a mãe, que já é idosa, para tentar uma consulta. Ela disse que todo mês enfrenta fila, mas que hoje está pior que as outras vezes.

A fila se formou no térreo, no 3º e no 6º andar, onde é marcada consulta para oftalmologista. Por lá, pacientes estavam cansados da espera. Eles alegaram que nenhum funcionário chegou para dar satisfação sobre a situação.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Resposta

Por meio de nota, o Hospital das Clínicas informou que a situação caótica de hoje foi devido ao início do calendário para marcação de interconsultas para pacientes acompanhados por várias especialidades médicas.

O hospital disse também que acredita que os pacientes entenderam que só poderiam fazer esse tipo de marcação nesta quinta-feira, o que causou o tumulto. Porém, ainda de acordo com a assessoria, as interconsultas poderão ser marcadas em qualquer dia do ano, das 7h às 17h.

No início desta tarde, as filas ainda estavam enormes e poucos pacientes foram atendidos.